Imunização contra gripe tem baixa procura e apenas 9,6% são vacinados no município

INICIADA no dia 12 de abril, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) continua com baixa procura, mesmo tendo iniciado a segunda fase, no dia 11 de maio.

Na primeira etapa foram imunizados quatro grupos prioritários: profissionais da saúde, gestantes, puérperas e crianças. Na segunda, além do grupo anterior, idosos com 60 anos ou mais e professores das redes pública e privada.

A meta da campanha em Mairiporã é vacinar 90% do público-alvo (35.686) ou seja, 32.117 pessoas. Os números são do Ministério da Saúde.

Nem 10% – A vacinação na cidade, no entanto, é lenta, e uma das causas tem relação com a imunização da Covid-19, que está sendo feita paralelamente.

Dados oficiais mostram que 3.419 pessoas já foram vacinadas contra a gripe, que representam 9,76% do total. Ainda segundo os números, tomaram a dose 1.692 crianças, 1.090 idosos, 339 trabalhadores da saúde e 127 gestantes, e dentre as crianças, a maioria (1.198) na faixa etária entre 2 a 5 anos.

As pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19, com uma ou duas doses, é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para receber a vacina contra a gripe. A aplicação é feita das 8h30 às 11h30, em 12 UBSs.

Na terceira e última etapa, que inicia no dia 9 de junho, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A campanha vai até 9 de julho.