DEPOIS de idas e vindas o governo federal decidiu que o horário de verão, este ano, vai começar mesmo no dia 4 de novembro, data anunciada e depois alterada para o dia 18 do mesmo mês, a pedido do Ministério da Educação.
O primeiro adiamento, de outubro para novembro, se deveu ás eleições em virtude do segundo turno que acontece no próximo dia 28. Foi fixado então a data de 4 de novembro. Como os exames do Enem estão marcados para os dias 4 e 11 (domingos) foi solicitado adiamento para o dia 18, que chegou a ser divulgado oficialmente.
O recuo que parece definitivo e confirma o dia 4 veio em razão de pedidos formulados pelo Ministério de Minas e Energia e Transportes, que através de estudos concluiu ser inviável a nova mudança, porém se informar detalhes.
Durante a vigência do horário deverão os relógios devem ser adiantados em uma hora nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O término desta temporada está previsto para o dia 16 de fevereiro de 2019.