Há 94 anos era criada a Diocese de Bragança

NA QUARTA-FEIRA, 24, a Diocese de Bragança comemorou 94 anos de existência, criada pelo Papa Pio XI em  24 de julho de 1925. Foi desmembrada da Arquidiocese de São Paulo e parte da Diocese de Campinas, e hoje integra a Província Eclesiástica de Campinas, fundada em 1958.
Antes da nomeação do primeiro bispo, que só ocorreria em 1927, a nova Diocese esteve sob o comando de Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo e Administrador Apostólico de Bragança, que ficou no cargo até a nomeação de Dom José Maurício da Rocha, oficialmente o primeiro bispo da Diocese de Bragança, e que é nome de rua em Mairiporã.
Oficialmente Dom José Maurício comandou a Diocese durante 42 anos, quando faleceu em 1969. Mas já não ocupava o posto em 1968, por enfermidade, quando foi substituído por Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, bispo de Jundiaí, que ficou até 1971, quando foi designado Dom José Lafayette Ferreira Álvares, oficialmente o segundo bispo da cidade.
Dom Lafayette permanece até 1976, quando deu lugar a Dom Antônio Pedro Misiara, que conduziu os católicos da região durante 19 anos, de 1976 a 1995. Foi substituído por Dom Bruno Gamberini, cujo bispado foi de 1995 a 2004. A saída de Dom Bruno para assumir como Arcebispo de Campinas, obrigou a uma nova nomeação, agora a de Dom José Maria Pinheiro, que teve uma breve passagem, entrer 2005 a 2009, quando decidiu sair e foi para a Europa, e foi sucedido pelo atual bispo, Dom Sérgio Aparecido Colombo, vindo da Diocese de Paranavaí, no Paraná.
A Diocese de Bragança é responsável por 54 paróquias em dezoito cidades: Atibaia, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Pedra Bela, Vargem, Pinhalzinho, Tuiuti, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Nazaré Paulista, Piracaia, Socorro, Itatiba, Jarinu e Morungaba.