Governo federal antecipa segunda parcela do 13º salário do INSS

DEPOIS de anunciar a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que deve ocorrer entre os dias 24 de abril e 8 de maio, também vai ser antecipada a segunda parcela, de acordo com informação do ministro da Economia, Paulo Guedes, veiculada na segunda-feira, 16.
Ainda de acordo com o ministro, o governo deverá promover outras medidas para ajudar no combate aos efeitos negativos do coronavírus na economia do País. Dentre elas, a criação de um fundo com recursos não reclamados do PIS/Pasep e também autorização para que empresas deixem de recolher o FGTS pelo período de três meses, além de liberar R$ 147 milhões para combater os efeitos da crise. Antecipar o abono do PIS para junho, num total de R$ 12,8 bilhões, é outra medida adotada.
Imposto de Renda – O governo também estuda, como forma de suavizar os impactos da doença na economia, liberar de forma antecipada a restituição do Imposto de Renda de pessoa física neste ano, medida considerada essencial para que a população tenha mais dinheiro neste momento de baixa atividade econômica.
O recolhimento de tributos por parte das empresas é outra questão que está em análise, que se implementado, aliviaria o caixa das empresas. Segundo o ministro Paulo Guedes, todas as medidas consideradas prioritárias não elevam os gastos públicos deste ano.