Geração de empregos na cidade é 52,9% menor que em 2021

NOS dez primeiros meses deste ano a geração de emprego formal em Mairiporã teve um recuo de 52,9% na comparação com igual período do ano passado, mesmo com saldo positivo de novos postos de trabalho.

De janeiro a outubro deste ano foram criados 593 empregos com carteira assinada, enquanto nos mesmos dez meses do ano passado foram 1.261.

O resultado de outubro último, positivo em 29 vagas, é o terceiro pior resultado de 2022, à frente apenas de março (+21) e setembro, que fechou 36 postos.

Vários fatores podem ser elencados para explicar um volume menor de contratações, como o desempenho fraco da economia no período, falta de insumos que prejudicou os setores produtivos, a disparada de preços e a inflação. Mesmo assim, a abertura de novos empregos ficou aquém do esperado.

Neste ano, os três melhores meses para a cidade foram fevereiro, com saldo de 68 vagas, agosto com 103 e maio, com o melhor resultado, 161 empregos criados.

Os cinco principais setores da economia mairiporanense encerraram outubro com saldo positivo e Serviços continua como o maior empregador, com 5.613 trabalhadores com carteira assinada, seguido da Indústria de Transformação (4.304), Comércio (3.956), Construção Civil (535) e Agropecuária (26).

A diferença entre Indústria e Comércio é a menor já registrada desde que o Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados) divulga mensalmente os resultados do emprego no País.

 

Legenda:

O Comércio é apenas o terceiro maior empregador da cidade

 

Crédito:

Valter Campanato/ABR