Geração de emprego formal começa o ano com saldo positivo em Mairiporã

MAIRIPORÃ foi a única cidade da região a registrar saldo positivo na geração de empregos formais (com carteira assinada) no mês de janeiro último. Iniciou o ano com mais trabalhadores contratados que demitidos, depois de resultados negativos nos últimos seis meses do ano passado.
Embora pequeno (25 vag+as), o número deve ser comemorado, pois as outras quatro cidades da região fecharam com mais demissões que admissões. Cajamar registrou a perda de 230 vagas; Francisco Morato demitiu 181 trabalhadores; Caieiras outros 178 e Franco da Rocha, que até o final de 2016 acumulava saldo positivo, demitiu 74.
Os dados foram divulgados no início da semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho. Em Mairiporã o aumento no número de vagas foi resultado da abertura de 416 vagas e o fechamento de 391. Nos últimos doze meses, no entanto, o saldo segue negativo em 339 postos de trabalho.
Setores – Apenas o Comércio demitiu mais que contratou em Mairiporã. O setor foi responsável pela demissão de 36 pessoas. Os demais tiveram saldo positivo: Extrativa Mineral (6), Indústria de Transformação (15), Construção Civil (4), Serviços (32) e Agropecuária (2).
Em todo o País foram fechadas 40.854 vagas com carteira assinada no mês de janeiro.