Números do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) até novembro do ano passado revelaram que em Mairiporã a frota de veículos aumentou em 929 unidades, montante 1,87% maior na comparação com o mesmo período de 2016. Foram 2,5 veículos novos por dia adquiridos e emplacados, que passaram a trafegar pelas poucos e acanhadas ruas da cidade, o que contribuiu para ampliar a sobrecarga ao sistema viário, que castiga a população pelo menos na última década.
Até novembro do ano passado a frota era de 50.433 veículos, enquanto um ano antes era de 49.504, incluindo carros, motos, ônibus, caminhonetes e caminhões.
Mobilidade – Se o crescimento nas vendas de veículos revela uma retomada positiva da economia, mesmo que lenta, por outro lado é negativo se levado em conta as políticas públicas do governo local em relação à mobilidade urbana.
O sistema viário está cada vez mais travado, com congestionamentos e lentidão, e não se vislumbra qualquer interesse da Prefeitura em desenvolver planos e projetos que possam dar solução ao problema. (Cláudio Cipriani)