O calendário da Fórmula 1 prevê uma parada de quase um mês ao final de julho. A última etapa dessa primeira parte do campeonato acontece neste domingo (31), no Circuito de Hungaroinring, em Mogyorodo, na Hungria. Será a 13ª etapa.
O holandês Max Verstappen, que no domingo passado venceu o Grande Prêmio da França de Fórmula 1, realizado no circuito de Paul Ricard, em Le Castellet, na França, chegou ao sétimo triunfo em 12 corridas e disparou na liderança da temporada 2022, beneficiado, também, pelo abandono do monegasco Charles Leclerc, segundo colocado no campeonato de pilotos, que saiu da prova na 17ª volta, ao atingir a barreira de pneus.
Verstappen, da Red Bull, chegou a 233 pontos e abriu 63 de vantagem para Leclerc, da Ferrari. Quarto colocado na França, ultrapassado por Russell a três voltas do fim, o mexicano Sergio Pérez, companheiro de equipe do holandês, foi a 163 pontos e encostou no monegasco, que ficou nos 170. Russell está em quinto lugar, com 143 pontos, seguido por Hamilton, com 127 pontos.
No campeonato de construtores, a Red Bull também abriu distância na liderança, com 396 pontos. A Ferrari, que pontuou somente com o espanhol Carlos Sainz, quinto na França, está em segundo, com 314 pontos. A equipe italiana viu a diferença para a Mercedes cair, após a dobradinha da escuderia alemã em Paul Ricard, que a levou a 270 pontos.
Domingo – A corrida na Hungria vai ser às 10 horas, com treinos livres programados para esta sexta-feira (às 6h30 e 10 horas, com transmissão da BandSportes), neste sábado, treino livre às 7 horas (BandSports) e classificatório para formação do Grid de largada às 10 horas (Band e BandSports). No domingo, a corrida começa às 10 horas, horário de Brasília.
Restam dez corridas para o fim do campeonato. O Grande Prêmio de São Paulo, 19ª prova da temporada, será em 13 de novembro, no autódromo José Carlos Pace (Interlagos), na capital paulista. (Da Redação/Com Agência Brasil – Foto: Reprodução)