Festival em SP apresenta mais de 70 documentários de graça

O tradicional festival de documentários ‘É Tudo Verdade’ chega neste ano à 29° edição, apresentando 77 produções entre longas, médias e curtas-metragens de 34 países. O evento é gratuito e teve início na quarta-feira (3) em São Paulo, na Cinemateca Brasileira e se estenderá até o dia 14 de abril.

O filme de abertura do festival em São Paulo foi o documentário britânico O Competidor, de Clair Titley, inédito na América Latina. O filme conta a história de um japonês que passou 15 meses nu, em um apartamento, incomunicável, diante das câmeras de um reality show. Durante o confinamento, ele tinha que preencher cupons de concurso para ganhar o que precisava para sobreviver – comida, roupas e eletrodomésticos – até atingir a meta de 1 milhão de dólares.

A mostra não tem um tema específico, mas um dos destaques deste ano são as produções voltadas ao universo literário com documentários sobre escritores como Veríssimo [dirigido por Angelo Defanti], Antonio Candido – Anotações Finais [de Eduardo Escorel] e Fernanda Young- Foge-me ao Controle [de Susanna Lira].

Também há filmes sobre personalidades políticas como Brizola [de Marco Abujamra] e sobre cineastas como Fellini: Confidências Revisitadas (de Jean-Christophe Rosé) e Meu Nome é Alfred Hitchcock (de Mark Cousins).

A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementina, na capital paulista. (Agência Brasil – Foto: Rovena Rosa/ABR)