Feliz aniversário!

Tempo de comemorações e de homenagear todos aqueles que antes de nós, há muito mais tempo, antes mesmo da transformação em município, já estavam aqui, em plena mata atlântica, a enfrentar a natureza hostil, a falta de estradas, de comunicação, enfim, pessoas que aceitaram desafios para instalar aqui um povoado, um vilarejo que virou vila, distrito e, finalmente, sede de município.

Hoje, ao celebrarmos os 134 anos de emancipação, vivemos numa cidade contemporânea, que nos últimos dois anos se desenvolveu mais que nas duas décadas anteriores, mas que ainda tem problemas, é verdade, porém avança rumo ao futuro.

Neste momento, Mairiporã e seus governantes dão demonstrações de amadurecimento e vigor, de estarem preparados para se olhar no espelho, focar suas carências, buscando dar luz e soluções a uma população que parece, enfim, ter encontrado que as conduza pelo bom caminho.

Ainda há muitas demandas a responder, especialmente as sociais, capacitar e ampliar a inclusão de seus moradores nos programas de saúde, educação, saneamento básico, habitação, qualificação profissional e oportunidade de emprego, especialmente para os que estão se iniciando na idade adulta.

Com o crescimento, se ampliam as necessidades de melhor programação da segurança pública, com prevenção, repressão e punição aos criminosos, que se mostrará inútil se não vier acompanhada de projetos que insiram no contexto as oportunidades, as políticas que contemplem a convivência social, voltadas especialmente aos jovens e sua referência cidadã, numa cidade que rapidamente ultrapassou a marca de 100 mil habitantes. Aliás, se essa equação não existir, quanto maior a cidade, menor o cidadão.

Porém, não se pode comemorar apenas o que já é realidade e aceitar os desafios de inclusão. Temos muitas outras questões pontuais que devem ser tratadas sempre, tarefa que, e aqui cabe um parênteses, foi entendida pela atual administração do município.

Sempre se terá muito a ser feito, mas finalmente o respeito às prioridades é parte integrante do governo.

Enfim, chegamos aos 134 anos e não podemos nos limitar à festa e ao apagar das velinhas de um delicioso bolo. Desejamos mais. Que a cidade se inspire em sua história passada e presente e aproveite para agir cada vez mais focada no interesse coletivo, pois pensando no todo é que melhoramos cada indivíduo.

Portanto, nos 134 anos da Aldeia Pitoresca, gritemos ‘Viva Mairiporã, Feliz Aniversário’!