ETECs de Francisco Morato e Franco da Rocha são destaque no Ideb

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 15, mostram que as Escolas Técnicas (Etecs) do Estado de São Paulo estão entre melhores do ensino médio do Brasil, segundo os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A média das 166 Etecs participantes é 6, índice que ficou acima da média das escolas de ensino médio do País (4,2) e acima de todas as regiões brasileiras. Também é superior à média das escolas do Estado de São Paulo (4,6).

Entre as 100 escolas públicas do País com melhor resultado no Ideb 2019, 50 são Etecs.

No Estado, das 50 melhores, 44 (88%) são Etecs. Na Capital paulista, entre as 20 melhores escolas públicas, 16 (80%) são Etecs.

Duas – Das Etecs nas cidades da região, Francisco Morato e Franco da Rocha se destacaram. Ambas ficaram em 61º e 81º lugares, respectivamente, dentre as 100 melhores, com médias 6,6 (Morato) e 6,5 (Franco).

Nas 50 melhores do Estado, com as mesmas médias, Francisco Morato se posicionou no 30º lugar e Franco da Rocha no 45º.

A outra Etec da região, em Mairiporã, que funciona no distrito de Terra Preta, não apareceu na lista, mas ficou com a média 6,3, apenas 0,1 ponto das 100 melhores do País e das 50 do Estado.

O Ideb foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. O indicador reúne o fluxo escolar (aprovação, retenção e evasão) e as médias de desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). (Com informações do Centro Paula Souza)