Esta Páscoa será dos bombons

HÁ pouco mais de um mês para a Páscoa, que este ano será celebrada no dia 21 de abril, uma pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (Apas) aponta que as caixas de bombons e bombons devem ser os itens mais procurados pelos consumidores nos supermercados, onde os tradicionais ovos de Páscoa vêm perdendo espaço ano a ano, por conta dos preços mais elevados.
Segundo a Apas, os bombons estão mais baratos que os ovos de chocolate, pois tiveram queda de 3,90% nos preços, enquanto os ovos de Páscoa estão, em média, 5% mais caros em relação ao ano passado. O preço do chocolate em barra este ano também está maior e teve aumento de 5,62% em relação a Páscoa anterior. Até por conta do aumento no preço do chocolate, que é a matéria-prima principal dos tradicionais ovos de Páscoa, este ano os supermercados devem investir menos na quantidade dos produtos, com destaque para ovos em tamanhos menores, com menos de 500 gramas.
De acordo com a Apas, os supermercados também sofrem com a concorrência das lojas especializadas em chocolates, que oferecem produtos diversificados que cada vez mais conquistam o paladar dos consumidores, com sabores diferentes e novidades.
Vendas – A Páscoa ainda é a segunda melhor data para o varejo de alimentos, não só pelos chocolates, mas pelas compras de almoço e/ou jantar que as famílias realizam.
Por conta disso, os supermercados esperam aumento de 5% nas vendas no período da Páscoa em relação ao ano passado, e de 5,88% nas caixas de bombom.
Caseiros – As lojas que vendem produtos para a fabricação de ovos de chocolate caseiros, as chamadas atacarejistas, esperam um crescimento nas vendas entre 10% a 20% de ingredientes para produção de ovos de páscoa, cupcakes, bombons, balas e outros tipos de doces caseiros.
Segundo a Apas, o nicho não para de crescer e atende pequenos empreendedores e autônomos que atuam na economia informal e aproveitam o período da Páscoa para produzir e vender ovos de chocolate.