O INSTITUTO Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou a data de divulgação dos resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no ano passado: 17 de janeiro de 2020.
Os participantes podem acessar suas notas no portal (Página do Participante) e no aplicativo do Enem, após fazer o login com CPF e senha. O boletim dos “treineiros” será divulgado em março.
O Enem é a porta de entrada para o ensino superior, pois é aceito em diferentes programas e sistemas de acesso.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso às universidades federais e diversas instituições públicas (estaduais, como a Universidade de São Paulo por exemplo), é uma delas. Pode participar do Sisu primeiro semestre de 2020, o estudante que fez o Enem de 2019 e obteve nota na redação diferente de zero. O sistema será aberto em 21 de janeiro.
A nota do Enem também pode ser usada para concorrer às bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes beneficiados recebem desconto parcial ou integral sobre os valores cobrados pelas instituições de ensino privadas. Só pode concorrer quem não tiver diploma de ensino superior. Para participar do ProUni em 2020 é preciso ter feito o Enem 2019 e obtido 450 pontos na prova objetiva sem zerar a redação.
Muitas instituições de ensino privadas aceitam o Enem como mecanismo de ingresso e o estudante não precisa realizar provas nem pagar taxas, apenas se inscrever (no site ou diretamente na faculdade).
Outra oportunidade é ingressar numa universidade em Portugal. Os resultados individuais do Enem podem ser usados nos processos seletivos de instituições de educação portuguesas. Mais de 40 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores têm acordo interinstitucional com o Inep, que garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.