A QUARESMA nem bem começou e os ovos de Páscoa já podem ser vistos nas gôndolas e prateleiras de supermercados, padarias e doçarias. Uma pesquisa divulgada na última semana pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revela que os preços já foram majorados para este ano.
As maiores altas, na comparação com o ano passado, estão nos bombons (4,4%), chocolates em barra e tabletes (4,1%), bombons bola (3,7%), e nos ovos de 150g a 500g (2,8%) e acima de meio quilo (2%). Na média os ovos ficaram 3,4% mais caros.
Itens – Em outros produtos comuns na celebração da Páscoa também houve aumento de preços, mas curiosamente o bacalhau foi o que subiu menos, até este momento: 1,5%. Importados em geral estão 2,2% mais caros, a colomba, 2,5%, peixes em geral, 2,6%, refrigerantes, 3,1%, vinho importado, 3,2%, o nacional, 3,3% e a cerveja, 3,7%.
Expectativa – Em relação às vendas deste ano, em que pese a Páscoa ser uma das mais importantes datas para o setor supermercadista, a expectativa é que as vendas não apresentem bons resultados.
A Abras, ainda de acordo com a pesquisa divulgada, aponta que 39,4% dos empresários acreditam que os resultados este ano serão inferiores na comparação com 2016. Apenas 12% se mostram otimistas e a maioria, 48,5% acredita que deverá registrar vendas no mesmo patamar do ano que passou.
Fonte: CB