Em mais de 70 anos de história, apenas oito mulheres eleitas na cidade

A lei que obriga a destinação da cota de 30% de mulheres nas chapas partidárias para disputa de eleições completou 23 anos. Entrou em vigor em 1997, mas nem com essa legislação o número de candidatas aumentou. Até o tratamento dispensada a elas em relação aos homens é diferente. Mesmo com rígida fiscalização este ano, as candidatas são vistas como complementos de chapas.

A história de figuras femininas em Mairiporã teve início antes da lei, porém ao longo de 72 anos os eleitores deram mandato eletivo apenas a oito. E isso, mesmo elas tendo 52% do colégio eleitoral que vai votar em novembro.

40 anos – A pioneira foi Maria Zeza Gomes de Oliveira (na foto com o fotógrafo Jovino Vieira Pinto), que se elegeu vereadora na gestão 1976/1982. E também foi a primeira mulher a se candidatar a prefeita, nos pleitos de 1982 e 1988. Durante toda sua trajetória, se notabilizou por ser oposição aos governos daqueles períodos.

A segunda mulher só viria a ser eleita vinte anos depois, em 1996, também para a Câmara, e representava o distrito de Terra Preta: Iolanda Lopes de Oliveira. Na eleição seguinte duas mulheres conquistaram cadeiras e, de quebra, uma suplente que assumiu durante um mês. As eleitas foram Ana Maria Gaggini Tellian e Maria Francisca Borali. A suplente era Maria Lúcia Naf.

Novamente decorreu um intervalo de tempo (oito anos) até que outra vereadora fosse escolhida, também pelo distrito de Terra Preta: Tia Val, no pleito de 2012. E foi a última.

Vices – Proporcionalmente, as mulheres tiveram mais sucesso como candidatas à vice-prefeita. Em três pleitos ajudaram os homens a se eleger para a chefia do Executivo. Em 2001, Terezinha de Jesus Campos Wisniewski, para a gestão 2001/2004. Já com um mandato de vereadora, Ana Tellian foi vice entre 2009/2012 e, na sequência, 2013/2016, Dra. Débora Lopes Braga.

2020 – As eleições deste ano vão contar com duas candidatas à chefia do Executivo: a ex-vereadora Maria Francisca Boralli e a neófita Solange Theodoro.

Dos 252 candidatos a vereador que aparecem até aqui na lista dos partidos, 76 são mulheres. (Foto: Correio Imagem)