Em abril vendas do comércio caíram 63%

AS VENDAS no comércio da Região Metropolitana, da qual faz parte Mairiporã, cairam 62,8% em abril, segundo levantamento mensal divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A comparação foi feita com igual período do ano passado.

Os resultados, segundo a entidade, foram motivados pelo fechamento dos estabelecimentos considerados não-essenciais, o que contribuiu para a queda abrupta na movimentação.

Ainda de acordo com a Associação, este é o segundo mês consecutivo de tombo na economia da Grande São Paulo e Capital. O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

O levantamento também aponta que o movimento das vendas a prazo, que inclui bens duráveis, como eletrodomésticos, caiu 56,6% comparado com abril de 2019. Por outro lado, as vendas à vista, que inclui itens de menor valor, como vestuário e calçados, caíram ainda mais, 69%.

Na comparação com março deste ano a queda média foi de 51,8%, com recuo de 39,3% das vendas a prazo e 63,7% das vendas à vista.

Na análise do levantamento a ACSP aponta que a perda é irreparável, pois o comércio tem fluxo permanente. “O que não se vende hoje é venda perdida e a de amanhã será amanhã”, diz a nota.

Sobre as pequenas empresas que não operam na internet, elas têm dificuldades ainda maiores com o fechamento.

Outro alerta tem relação com a permanência das medidas restritivas, pois enquanto elas perdurarem maior será o número de empresas que não irão sobreviver, e isso leva ao aumento do desemprego, que já cresce fortemente.