Reportagem publicada na semana passada, mostrou que a maioria dos eleitores de Mairiporã está na faixa etária de 45 a 59 anos, totalizando 17.086 votantes, o que representa 26,09% do total, formado por 63.384 pessoas aptas a votar em outubro vindouro.
Na outra ponta, apenas 0,65% dos eleitores mairiporanenses têm menos de 18 anos, de acordo com a mesma reportagem do Correio Juquery, com dados disponíveis do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), obtidos junto ao Cartório Eleitoral local. No pleito municipal de 2020, esse montante era de 0,66%.
O voto para menores de idade (16 e 17 anos) é facultativo. Segundo os dados, entre os eleitores de Mairiporã, são 70 jovens com 16 anos e 416 na faixa etária de 17 anos.
Campanhas – Na busca de ampliar o total de eleitores jovens e incentivar que mais adolescentes participem da escolha de seus governantes, a Justiça Eleitoral tem lançado campanhas para atrair os jovens a tirar o Título de Eleitor. Este ano, será escolhido o prefeito e os 13 vereadores da cidade, cargos que impactam diretamente na vida de toda a comunidade.
Os jovens podem se alistar (primeiro título) até o dia 8 de maio, prazo final, utilizando o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou presencialmente no cartório ou na unidade do Poupatempo.
Primeiro turno – Em âmbito nacional, o eleitorado de 16 e 17 anos ultrapassa 1,2 milhão de jovens. Para aqueles que completam 16 anos até a data do primeiro turno das eleições, que neste ano ocorre em 6 de outubro, já é possível solicitar a primeira via do título.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou recentemente a campanha ‘Semana do Jovem Eleitor 2024’. Ela objetivou estimular, principalmente nas redes sociais, os jovens de 16 a 18 anos a tirar o primeiro título de eleitor e a participar ativamente da escolha dos representantes da administração municipal pelos próximos quatro anos.
Com o slogan “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, a iniciativa contou com o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas para alcançar esse público jovem que ainda não solicitou o alistamento eleitoral.
Qualquer pessoa pode participar e, para isso, basta acessar os perfis do TSE no Instagram e no TikTok e compartilhar os materiais divulgados. É possível produzir conteúdo próprio falando da importância do voto e divulgá-lo para amigos e familiares. No Instagram, está disponível o filtro “Festival Primeiro Voto” para todos que têm conta nessa rede social, o que possibilita uma interação ainda maior.
Segundo o TSE, essas ações visam aumentar a participação dos jovens eleitores e conscientizá-los sobre a importância do voto como instrumento de transformação e construção de uma sociedade mais democrática. (Juarez César/CJ – Foto: EBC)