Educador, maestro na construção de história de pessoas

“O educador ou coordenador de um grupo é como um maestro que rege uma orquestra, coordenação sintonizada com cada diferente instrumento, ele rege a música de todos.

O maestro sabe e conhece o conteúdo das partituras de cada instrumento e o que cada um pode oferecer. A sintonia de cada um com o outro, a sintonia de cada um com o maestro, a sintonia do maestro com cada um e com todos é o que possibilita a execução da peça pedagógica.

Essa é a arte de reger as diferenças, socializando os saberes individuais na construção do conhecimento generalizável e para a construção do processo democrático.”  Paulo Freire, 1999

O conhecimento é a matéria prima que o educador utiliza para o desenvolvimento de seus alunos, preparando-os para o exercício da cidadania e suas qualificações para o trabalho.

A educação, ‘lato sensu’, “é o processo concreto de produção histórica da existência humana, todas as relações estabelecidas da pessoa com o mundo, com os outros e consigo mesma, fazem do processo educativo.” 1

A educação, como intervenção baseada no conhecimento, quando no ‘stricto sensu’ e uma prática social que visa contribuir com a construção da história de pessoas, de forma direta e intencional.

A escola se organiza para possibilitar a prática educativa e os educadores são os profissionais dessa prática, tendo como centralidade a formação humana.

Como o maestro que tem o conteúdo das partituras, o educador tem o ato pedagógico que interage com cada educando e com todos, utilizando esse processo de formação humana. A materialidade dessa formação evidencia a aprendizagem e, de forma subjetiva, as estruturas da construção da história de cada um e, também, de todos.

O conhecimento no centro do processo dessa prática social, composto com o ato pedagógico, faz o sentido da existência da escola como organização social que utiliza do planejamento, da gestão e da avaliação possibilitando o desempenho dos educandos, nesse ambiente escolar.

¹Wittmann, L.C e Klippel S.R – A prática da gestão democrática no ambiente escolar. 2010.

  Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.