Educação financeira nas escolas estaduais é aprovado pela Assembleia Legislativa

Projeto de lei que implementa o programa de educação financeiras nas escolas estaduais foi aprovado na quarta-feira (17) pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (foto). O texto prevê a atividade nos ensinos fundamental e médio.

As diretrizes do programa serão voltadas para trabalhar conceitos de finanças pessoais, receitas e despesas, orçamento familiar, balanço positivo e negativo e suas consequências, além de reconhecimento dos meios de pagamento – desde dinheiro a moedas eletrônicas. Discussão de ações sobre princípios que envolvam consumo e descarte consciente, utilização responsável de linhas de crédito e economias futuras para formação de patrimônio por meio de compras conscientes também estão inclusos.

Para a execução do programa, poderão ser promovidas palestras, seminários, workshops, atividades sobre educação financeira, ministradas pelos próprios professores da rede estadual de ensino e parcerias e palestrantes convidados, para a introdução da atividade no conteúdo de cada série de ensino.

A medida ainda prevê que o poder público poderá firmar parcerias, convênios, através de editais de chamamento público, e buscar parcerias para a execução das ações previstas.

Segundo a autora da proposta, deputada Edna Macedo, existe a necessidade da criação de programas voltados a educação financeira. “Fica nítida a carência da educação financeira do brasileiro, destacando-se o fato de que, atualmente, a população mais jovem, de 18 a 24 anos, já representa 19% do total de endividados”, disse a parlamentar. (Da redação – Foto: Alesp)