Economia em desenvolvimento impulsiona aumento da população em Mairiporã

Com desenvolvimento acelerado nos últimos dois anos, fruto da legislação de incentivos implementada pelo governo Aladim, Mairiporã se tornou o segundo município da região com maior índice de crescimento populacional nos últimos anos, segundo prévia do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A chegada de novas empresas, que no ano passado totalizaram 1.234, e nos dois últimos anos, 2.292, entre comerciais, industriais e prestadores de serviços, as melhores marcas da história da cidade, foi um dos motivos para o número de habitantes de Mairiporã ter um salto de 28,8%, em relação ao Censo de 2010, o último registrado pelo IBGE.

Naquele ano a população contava com 80.956 habitantes, enquanto a estimativa de julho de 2021 apontou 103.645. Pela prévia do IBGE do Censo 2022, com base até o dia 25 de dezembro, a cidade tem hoje 113.573 pessoas, crescimento de 8,8% se confrontado com os números da estimativa de 2021.

Os jovens – Analistas ouvidos pela reportagem dizem que a parcela da sociedade mais jovem é aquela que movimenta a economia, principalmente pelo fato de estar focada em estudos, empregos, aquisições e entretenimento.

No caso específico de Mairiporã, a abertura do mercado de trabalho para mais emprego e renda, segurou esse nicho da sociedade em Mairiporã. Esse componente reduz o que se via na cidade há muitos anos, a chamada pendularidade, movimento diário de ida e volta realizado por pessoas em direção a outros municípios, com o propósito de trabalhar e estudar.

Esse deslocamento caiu de forma expressiva, como resultado da criação de novos empregos, resultado dos incentivos fiscais concedidos pela atual administração.

Nos primeiros dois anos do governo Aladim, segundo dados oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho e Previdência, Mairiporã teve saldo positivo na geração de empregos com a criação de 1.939 novas vagas, nos cinco principais setores: Serviços, Indústria de Transformação, Comércio, Construção Civil e Agropecuária.

Os dados de 2022, nessa totalização, referem-se ao mês de novembro, pois os resultados oficiais dos doze meses só serão conhecidos na segunda quinzena deste mês.

De modo geral, o aumento da população é um demonstrativo de que o centro urbano (Mairiporã e Terra Preta) tem atividade econômica em franco desenvolvimento, que equivale a dizer que as pessoas estão vivendo mais e o município atraindo mais gente. (Salvador José/CJ – Foto: Divulgação)