Duas sugestões para esquentar as noites frias

SOPA CREME DE MILHO COM BRÓCOLIS E QUEIJO

Ingredientes: 5 espigas de milho ou 600g de milho congelado; 1 litro de caldo de legumes; ½ maço de brócolis; 3 dentes de alho; 1 cebola picada; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de amido de milho; pimenta branca moída a gosto; nos moscada ralada a gosto; sal o quanto baste e 200g de queijo minas padrão ralado.

Modo de Preparo: separe os brócolis em floretes e lave bem. Ferva água o suficiente para cobri-lo e cozinhe-os até ficar al dente. Depois, escalde em água gelada para manter a cor verde. Cozinhe o milho até ficar macio (se for espiga, depois de cozida, debulhe-a tirando os grãos com a ponta de uma faca). Na manteiga derretida refogue o alho e a cebola picadinhos. Junte 2/3 do milho cozido e refogue um pouco. Leve esse refogado ao liquidificador  com o caldo de legumes e o amido de milho, até formar um creme. Se preferir, volte esse creme para a panela e esquente mexendo até engrossar em ponto de mingau ralo. Acerte o sal, tempere com a pimenta e a noz moscada a gosto. Junte os grãos de milho reservados e os brócolis. Sirva com queijo padrão minas ralado.

SOPA CREME DE MANDIOQUINHA

Ingredientes: 1 kg de madioquinha em cubos; 2 tabletes de caldo de galinha;3 colheres (sopa) de óleo; 1 cebola picada e 1 dente de alho amassados; 1 xícara (chá) de chá de leite e 2 colheres (sopa) de salsinha picada.

Modo de Preparo: Em uma panela coloque a mandioquinha, o caldo de galinha, 1 litro de água e cozinhe em fogo médio por 20 minutos, ou até ficar macia. Reserve o caldo do cozimento e passe a mandioquinha pelo espremedor. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Junte a mandioquinha amassada, o caldo do cozimento reservado, o leite e cozinhe por mais 10 minutos, até formar um creme. Sirva com a salsinha. (Nestlé)