A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou a abertura para o concurso público que vai contratar 15 mil professores efetivos para rede estadual de ensino, sendo 254 para a Diretoria de Caieiras, que abrange ainda Mairiporã, Franco da Rocha, Francisco Morato e Cajamar.
O edital informa que para a jornada ampliada de 40 horas, para ampla concorrência, são 172 vagas: sendo 17 para Ciências, 2 para Educação Artística, 4 para Educação Física, 9 para Geografia, 13 para história, 18 para Inglês, 47 para Língua Portuguesa e 62 para Matemática.
Para a jornada de completa de 25 horas, ampla concorrência, são 68 vagas: 1 para Biologia, 6 vagas para Ciências, 3 vagas para Educação Artística, 3 para Educação Física, 1 para Biologia, 2 para Física, 3 para Geografia, 3 para História, 7 pata Inglês, 16 para Língua Portuguesa, 17 para Matemática,2 para Química, 02 para Sociologia e 3 para Educação Especial.
Deficientes – Há 10 vagas para candidatos com deficiência, jornada ampliada de 40 horas: 1 para Ciências, 1 para Geografia, 1 para Educação Física, 1 para História, 1 para Inglês, 2 para Língua Portuguesa e 3 para Matemática.
Outras 4 vagas foram reservadas para jornada completa de 25 horas a deficientes: 1 para cada disciplina: Ciências, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.
Inscrições – As inscrições foram abertas na segunda-feira (15) e podem ser feitas até 12 junho no site: www.vunesp.com.br. As provas objetiva e discursiva estão previstas para acontecer no dia 6 de agosto. O certame também prevê envio de prova técnica em formato de videoaula e títulos para classificação.
O candidato deverá escolher qual a sua disciplina de atuação, sendo possível se inscrever em uma ou duas disciplinas, desde que sejam em horários distintos.
As provas acontecem em dois horários, a depender da disciplina de escolha, sendo no período da manhã: artes, biologia, história, educação física, português, matemática e filosofia. E no período da tarde: ciências, física, geografia, inglês, química, sociologia e educação especial.
A taxa de inscrição é de R$ 40 para uma única opção de disciplina e R$ 60 para duas. Doadores de sangue estão isentos. Estudantes e pessoas de baixa renda podem solicitar a redução da taxa. Ambos os casos necessitam de comprovação prévia, conforme critérios do edital.
No ato da inscrição, o candidato deve indicar, por ordem de preferência, sete Diretorias de Ensino para fins de ingresso. Caso, após a realização do concurso não haja vagas disponíveis nas Diretorias de Ensino indicadas, o candidato poderá concorrer a uma vaga nas demais Diretorias de Ensino, de acordo com sua classificação.
Vagas e salário – As 15 mil vagas são divididas em: 10.742 a serem exercidas em Jornada Ampliada de Trabalho Docente, caracterizada pela prestação de 40 horas semanais de trabalho e 4.258 em Jornada Completa de Trabalho Docente, caracterizada pela prestação de 25 horas semanais de trabalho. Os salários iniciais são de R$ 5.000 e R$ 3.125, respectivamente. Para as cinco cidades da Diretoria de Ensino de Caieiras são 182 vagas de 40 horas e 72 de 25 horas.
Sobre o concurso – O certame será dividido em quatro provas: objetiva, discursiva, prática e de títulos.
A prova objetiva será composta de 30 questões de múltipla escolha com cinco alternativas, sendo apenas uma alternativa correta, e será elaborada de acordo com o conteúdo programático. A prova discursiva será composta de duas questões, relacionadas a temas do Currículo Paulista e metodologia e estrutura de ensino.
A prova prática consiste na simulação de uma aula gravada em vídeo, com duração de cinco a sete minutos, sendo permitida a utilização de diferentes recursos de mídia, desde que o candidato apareça na imagem durante todo o tempo de gravação.
A prova de títulos terá caráter exclusivamente classificatório. O candidato inscrito em disciplinas diferentes deverá entregar títulos para cada disciplina que estiver inscrito. O candidato que não entregar a documentação correspondente aos seus títulos receberá pontuação zero nesta prova, porém, não será eliminado do concurso. (Da Redação – Foto: Pixabay)