Dicas e cuidados para comprar na Black Friday

NO PRÓXIMO dia 24 deste mês, em todo o Brasil, será aberto o período de compras para o Natal, chamado de Black Friday, uma cópia do evento lançado nos Estados Unidos. Em Mairiporã, este ano, a expectativa é que um maior número de lojas, de todos os segmentos comerciais participem, com ofertas em roupas, calçados, eletroeletrônicos, perfumaria e cosméticos, alimentação e até mesmo no setor de serviços.
É nessa data que muitas lojas antecipam as promoções e apostam vender mais na busca de reverter o fraco desempenho dos meses anteriores. A propaganda é atrativa, mas o consumidor precisa estar atento para não errar na escolha e no preço do produto.
Dentre as dicas importantes, o consumidor deve planejar as compras e não comprometer o orçamento da família para o próximo ano. Segundo levantamento do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), três em cada dez empresas brasileiras (35%) devem aderir à Black Friday. Para a pesquisa, foram ouvidos 1.168 empresários de serviços e varejista.
Mas é preciso estar atento às maquiagens de preços, e o consumidor deve ter noção dos valores dos produtos que deseja comprar para saber se de fato há desconto e vale a pena.
Nas comprar pela internet os riscos são de fraudes e os especialistas dão a dica: “O protocolo ‘https’, que sempre vem antes do ‘www’, significa que é um site que pagou pelo certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia. Isso evita que as informações sejam roubadas ou que o cartão de crédito seja clonado, por exemplo.”
Muitas tentativas de fraudes chegam por e-mails falsos com links que se assemelham aos de sites verdadeiros e imitam até mesmo a interface. Por isso, é importante se atentar ao caminho feito até se chegar ao site.
A sugestão é de procurar sites de compras no Google e clicar em links patrocinados, os primeiros que aparecem na busca. Estes são mais seguros, pois são pagos para estar no topo. E também é importante tomar cuidado com links divulgados nas redes sociais.