É um desafio para muitos jovens decidir qual profissão seguir. Por isso, a série “Diário de Profissões”, iniciativa que tem o objetivo de apoiar estudantes, principalmente os que estão no ensino médio, vai transmitir entrevistas com profissionais de várias áreas. O evento é gratuito e está previsto para ocorrer durante todos os sábados de outubro, à noite, pela internet.
O projeto, que busca contribuir para o conhecimento das diversas possibilidades de atuação, foi pensado pelos estudantes da Universidade de São Carlos (UFSCar), Leonardo Cardoso de Oliveira e Gabriel Santos da Silva. Ambos alunos do curso de Engenharia.
As entrevistas estão marcadas para os dias 3, 10, 17 e 24 de outubro, sempre às 19 horas, e os idealizadores do Diário de Profissões conversarão com profissionais de diversas áreas, para que relatem o cotidiano de sua atividade profissional. Na ocasião, quem estiver assistindo poderá interagir fazendo perguntas. As inscrições para assistir às transmissões devem ser feitas no site do Diário de Profissões, onde também há mais informações sobre a iniciativa.
Teste Vocacional – Conversar com profissionais atuantes no mercado de trabalho é uma forma positiva de obter esclarecimentos acerca do curso que se pretende fazer. Aliada a essa atitude, o autoconhecimento é fundamental para descobrir quais inteligências emocionais se destacam no seu perfil.
Para isso, o teste vocacional é uma ferramenta que contribui para essa descoberta. É utilizado como um guia que vai apontar quais inteligências o indivíduo apresenta como dominantes em seu perfil e em quais cursos elas se encaixam. O teste pode ser feito com apoio do profissional de Psicologia ou pela internet. (Agência Educa Mais Brasil)