A CRISE que ainda perdura na economia, não é suficiente para tirar o ânimo dos lojistas. Eles esperam faturar no Dia dos Namorados, com expectativa de vendas em torno de 5% maiores na comparação com o ano passado.
O valor médio da compra deve ficar em torno de R$ 100, segundo a Associação Comercial de São Paulo. A data é a terceira mais lucrativa para o setor, atrás do Natal e Dia das Mães.
Segundo os comerciantes ouvidos pelo Correio, a data aquece o comércio em diversos setores e é uma oportunidade para a apresentação das coleções de inverno. Para um gerente de loja no centro da cidade, quem oferecer descontos vai sair na frente.
Dentre os presentes que devem ser mais procurados destacam-se bolsas, sapatos, perfumes, flores e até um jantar especial. Nessa data os motéis também costumam ser muito procurados.
Dica importante é o consumidor não se endividar além do que possa comprometer de seu orçamento, para agrada a namorada ou o namorado. O indicado é um presentinho que caiba no bolso, pois o momento é de cautela com a situação econômica.
Cuidados – Outra dica é na hora das compras, se atentar às datas de validade e funcionamento de aparelhos. A troca de produtos só é obrigatória em caso de defeito. “Quando se compra algo com problema, pode-se exigir troca, dinheiro de volta ou abatimento proporcional do preço. Se não for esse o caso, só pode ser pedida se foi prometida pelo fornecedor”, explicam os órgãos de defesa do consumidor.