Dia da Pizza é comemorado neste sábado

Neste sábado (10) é comemorado o Dia da Pizza no Brasil. A sua origem é envolta em mistérios e controvérsias. A história mais contada é que ela surgiu há 6 mil anos, entre egípcios e hebreus. Foram os primeiros povos a misturar farinha e água, fazendo algo semelhante ao pão sírio. A novidade também foi incorporado nos hábitos dos turcos, que produziam a massa com iogurte e na cobertura utilizavam carne de carneiro.

No entanto, a pizza como é hoje, tem raízes na Itália. Essa iguaria cheou por lá em Nápoles, ainda durante as Cruzadas, e de cara passou a ser considerado ‘alimento dos pobres’ do sul do país e os ingredientes continham alho, queijo e peixes.

Talvez o mais importante ingrediente, o tomate, chegou para ser definitivamente incorporado, no século XVI, vindo da América. E essa inclusão, segundo relatos, se deve a Dom Raffaele Espósito, o primeiro pizzaiolo da história, que decidiu homenagear as cores da bandeira italiana.

No Brasil – Em território brasileiro ela chegou jutamente com os imigrantes italianos, em São Paulo, nos bairros do Brás e Mooca, onde se fixaram.

Até 1950 as pizzarias estavam restritas a essas localidade, mantendo-se as tradições culinárias.

Das tradicionalíssimas pizzas de muçarela e calabresa para um sem-fim de novos sabores, que foram agregados com o passar do tempo, foi questão de tempo. Hoje, há centenas de variações colocadas sobre o disco de massa que faz a alegria de cada região brasileira.

O dia – Para comemorar o dia da Pizza, foi realizado um concurso no Estado de São Paulo, em 1985, que escolheu as melhores ‘redondas’ de marguerita e muçarela. O sucesso foi tão grande que a Secretaria de Turismo decidiu que o dia do encerramento do concurso será considerado o Dia da Pizza, ou seja, 10 de julho.

Consumo – A capital paulista é a cidade que mais consome pizza no Brasil, e está na segunda posição em todo o mundo. Dados da Associação de Pizzarias Unidas do Brasil revelam que são produzidas 1 milhão de pizzas por dia, e o Estado de São Paulo é responsável por mais da metade delas, algo em torno de 570 mil. Só perde para Nova York (EUA).

Experimente a sugestão de uma receita básica para se fazer pizza em casa e sobre ela colocar o sabor da sua preferência.

 

Massa básica para pizza

Ingredientes: 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 840g); 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20g); 2 colheres (chá) de açúcar; 2 colheres (chá) de sal; 2 e ½ xícaras (chá) de água morna; ¼ de xícara (chá) de azeite; farinha de trigo para polvilhar a bancada e azeite para untar a tigela.

Modo de Preparo: Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar – cerca de 5 minutos. Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite – ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante. Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture com uma espátula, apenas para incorporar. Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira. Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, pré-aqueça o forno a 250ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico. Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida-a em 4 porções. Separe uma porção da massa para abrir e cubra o restante com um pano de prato para não ressecar. Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro – lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar. Antes de levar ao forno para assar, escolha uma cobertura:  muçarelaescarola ou calabresa. Ou ainda outro sabor da sua preferência.

Armazenar, congelar e descongelar – Embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar. (Panelinha)