Descrédito total

As mais recentes campanhas de vacinação resultaram em fracasso. Neste mesmo espaço, recentemente, analisamos o desempenho da vacinação em todo o País, desde o advento da Covid-19, que provocou uma corrida sem precedentes aos postos, primeiro pelo terror espalhado e depois pelas informações mais desencontradas sobre a doença. O estardalhaço feito nas principais mídias funcionou, como se costuma dizer, até a página 2.

O descrédito na vacina, que já vinha antes mesmo da Covid, diante dos números que se registravam dos imunizantes contra a gripe e a poliomielite, se acentuou depois da primeira dose de combate ao coronavírus. Isso se deveu, em muito, às autoridades de saúde e governantes, quando anunciaram a necessidade de uma segunda dose. A desconfiança tomou conta da população, e a corrida observada com a carga inicial, foi assustadoramente menor. A sugestão das terceira e quarta doses jogaram de vez a pá de cal nos esquemas vacinais, e o enterro final foi quando lançaram a bivalente.

Os reflexos, principalmente o pós-Covid, foram vistos agora, na vacinação contra a gripe, com números distantes dos 90% propostos pelo Ministério da Saúde como meta. Em Mairiporã, por exemplo, 30% dos grupos elegíveis procuraram pela dose. Número pequeno? Depende de como se olha para a questão.

O Ministério da Saúde tanto fez, que a maioria deixou de acreditar, pois nem mesmo os trabalhadores da área tomaram a dose ofertada na atual campanha. Em Mairiporã, eram esperados 2.424 profissionais da área, e 374 foram vacinados. E há outros exemplos: dos 1.256 professores, 230 se imunizaram e nem mesmo gestantes e puérperas acorreram aos postos. Das 712 gestantes esperadas, 54 apareceram e das 117 puérperas, só 10 atenderam à convocação. Até mesmo a ‘novíssima’ vacina contra a dengue fracassou País afora.

Exemplos definitivos do quanto setores da saúde, dos governos e da mídia esculhambaram com as vacinas. Na última semana teve início a campanha contra a poliomielite. Em anos anteriores, os resultados ficaram longe da meta proposta. Pelos últimos resultados, é difícil imaginar que a nova campanha estimule a sociedade como um todo.

A conferir como isso se dará na atual empreitada.