Friozinho chegou e o dia de Santo Antônio pode ser comemorado com iguarias de lamber os beiços. Experimente nossas sugestões
TORTA RÚSTICA DE CARNE SECA
Ingredientes da massa: 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo/ 4 colheres (sopa) de margarina gelada; 6 colheres (sopa) de água bem gelada e 1 gema para pincelar. Ingredientes do recheio: 1 colher (sopa) de margarina gelada; 3 colheres (sopa) de creme de ricota ou queijo branco fresco; 400g de carne-seca em cubos dessalgada; 200g de queijo coalho; 3 cebolas pequenas cortadas ao meio; 1 colher (chá) de tomilho seco (opcional); cheiro-verde a gosto para finalizar e sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de Preparo: Em uma tigela, junte a farinha e incorpore aos poucos a água gelada e a margarina, somente o suficiente para formar uma massa uniforme. Embrulhe em plástico filme e deixe descansando na geladeira por 15 minutos enquanto prepara o recheio Em uma panela, adicione margarina e frite os cubos de carne-seca até que eles comecem a desmanchar. Solte os cubos com uma espátula, desfiando grosseiramente na panela mesmo. Adicione o tomilho, acerte o sal e a pimenta. Desligue o fogo, retire da panela e reserve. Na mesma panela que fritou a carne, adicione as cebolas e frite-as rapidamente, sem dourar muito. Retire e reserve. Retire a massa da geladeira e abra-a por cima de uma assadeira já forrada com papel-manteiga. Abra a massa fina, com cerca de 0,5cm de espessura, redonda como uma pizza, sem necessidade de aparar as pontas. O intuito é facilitar e fazer ela rústica mesmo. Passe o creme de ricota (ou espalhe fatias finas de queijo fresco) por toda a superfície da massa. Coloque a carne refogada no centro da massa, adicione o queijo coalho em cubos e a cebola. Espalhe levemente, atentando para deixar uma borda generosa de massa. Dobre por cima do recheio as bordas de todo o círculo, fechando como um envelope, mas ainda deixando o centro do recheio à mostra. Pincele a massa com uma gema de ovo para dar cor e leve ao forno preaquecido a 180° C por 40 minutos ou até que a massa esteja bem dourada.
Retire do forno e salpique cheiro-verde por cima. Sirva quente com arroz branco ou salada. (Foto: tudogostoso)
CALDO DE AIPIM COM CALABRESA E BACON
Ingredientes: 1kg de mandioca descascada; 1 litro de água; 250g de calabresa picada; 100g de bacon picado; 3 dentes de alho amassados ou picados; 1/2 cebola grande ralada ou picada; sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto.
Modo de Preparo: Cozinhe a mandioca em uma panela, coberta com água, até que fique bem macia (você pode cozinhar na panela comum ou na panela de pressão). Enquanto isso, refogue o bacon e a calabresa no azeite, até dourar; em seguida adicione a cebola e refogue até que ela murche; adicione o alho e deixe refogando até dourar. Desligue o fogo e reserve este refogado e transfira a mandioca cozida, junto com a água, para o liquidificador e bata até formar um creme e em seguida coloque esse creme para a panela do refogado e adicione água. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e leve ao fogo médio e mexa por mais 2 minutinhos. Desligue e sirva em seguida e se desejar decore com calabresa frita e cheiro verde a gostoso por cima.
PAMONHA NO SAQUINHO
Ingredientes: 8 espigas de milho verde; 1 copo de água; 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar; 2 colheres (sopa) de margarina; 1/2 copo de flocão de milho; coco ralado a gosto; 1 pitada de sal e goiabada em cubos (opcional).
Modo de Preparo: Corte o milho rente à espiga. Coloque a água no liquidificador, os grãos de milho e bata bem. Adicionar o açúcar, a margarina, o coco ralado e o sal. Depois que bater bem, coloque a mistura em saquinhos de 250g com o auxílio de uma colher até a metade. Mergulhe pedaços de goiabada e amarre bem o saquinho. Em uma panela, ferva água suficiente para que os saquinhos com a pamonha fiquem mergulhados. Coloque os saquinhos de pamonha quando a água estiver fervendo e tampe a panela. Deixe cozinhar por pelo menos uns 35 minutos, retire com o auxílio de uma escumadeira, deixe esfriar para retirar a pamonha dos saquinhos e sirva. (Foto: youtube)
QUENTÃO TRADICIONAL
Ingredientes: 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1 e 1/2 xícara (chá) de água; 1 maçã (sem casca); 10 cravos-da-índia; 2 unidades de canela em pau; 10 rodelas de gengibre; 1 laranja em rodelas; 2 limões em rodelas; 1 litro de cachaça.
Modo de Preparo: Derreta o açúcar em uma panela. Em seguida, adicione a água. Com a ajuda de uma colher de pau ou de silicone, desgrude o açúcar do fundo da panela e misture com a água. Quando a mistura estiver homogênea, adicione a maçã. Acrescente o cravo-da-índia, a canela em pau, o gengibre, a laranja e os limões à mistura. Adicione 1 litro de cachaça e deixe ferver.
CANJICA DE FESTA JUNINA
Ingredientes: 500g canjica de milho; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 lata de leite condensado; 200 ml de leite de coco; 5 colheres (sopa) de leite em pó; 1 lata de creme de leite; 100g de coco ralado úmido e adoçado; 3 canelas em pau; 10 unidades de paçoca e 250g de amendoim torrado e moído.
Modo de Preparo: Deixe a canjica de molho em água fria por 8 a 12 horas (pode ser menos tempo, o tempo de cozimento que vai ser um pouco maior se não deixar de molho). Em uma panela grande coloque a canjica de milho para cozinhar com a própria água e se necessário acrescente mais água. Na panela de pressão o tempo para cozinhar é de 35 minutos para ficar bem macia.
Abra a panela de 10 em 10 minutos para verificar a quantidade de água e o ponto da canjica. Depois que estiver bem cozida, acrescente o açúcar, deixe ferver em fogo médio por 10 minutos e desligue. Em outra panela, junte o leite condensado, o leite de coco, o leite em pó, o creme de leite e a canela em pau e misture um pouco. Acrescente depois o amendoim e o coco ralado e misture.
Se fizer bolinhas no creme, basta misturar com o fouet que o creme fica lisinho novamente. Deixe ferver por 2 minutos em fogo médio e desligue. Pegue as paçocas e as despedace com um garfo, até ficarem moídas e reserve. Una os dois cremes ainda na panela e misture um pouco para uniformizar novamente.
Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo médio e vá regulando a quantidade de água para não engrossar demais. Pode reservar água fervendo e ir colocando aos poucos à medida que o creme vai reduzindo e ficando mais grosso. Para saber o ponto ideal é só lembrar que quando a receita esfriar o caldo vai engrossar bastante, então deixe o creme um pouco mais líquido (mas não aguado) que quando esfriar ele vai ficar cremoso. Depois de 30 minutos de cozimento desligue, acrescente a paçoca moída e mexa mais um pouco para uniformizar a canjica. Coloque no recipiente onde deseja servir e espere esfriar um pouco antes de comer.