COM muitas dificuldades, diferentemente das demais cidades da região, Mairiporã alcançou a meta proposta pelo Ministério da Saúde e vacinou 95,59% das crianças com idades entre 1 e 5 anos, contra a poliomielite e sarampo, na campanha nacional desenvolvida entre agosto e o dia 14 último.
Segundo dados oficiais do Datasus, órgão do Ministério, em Mairiporã foram imunizadas 4.053 crianças, de um total previsto de 4.240. Foram aplicadas 4.053 doses contra a pólio e 4.025 contra o sarampo. Dias antes do encerramento, a cidade registrava 91% e aparecia na lista de municípios do órgão federal que não haviam chegado à meta. Mas chegou!
Na região, Caieiras vacinou 101,05% do público-alvo, em Cajamar esse percentual foi de 100,25, em Francisco Morato de 99,71 e em Franco da Rocha o melhor resultado: 111,54%.
Há pelo menos três anos Mairiporã tem demonstrado dificuldades em vacinar crianças e adultos contra a pólio, sarampo, HPV e gripe e atender aos requisitos determinados pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura não explica e foi preciso, no caso da febre amarela, inúmeras mortes para que a população fosse imunizada.
No ano passado, segundo o próprio Datasus, Mairiporã tinha vacinado 41,96% das crianças contra pólio e sarampo.