Cultura terá mais recursos para se desenvolver este ano

A criação e execução de políticas públicas voltadas para a área da Cultura nos últimos dois anos, valeram a Mairiporã o título de Capital da Cultura do Estado de São Paulo, reconhecimento que possibilitou a realização de duas Viradas Culturais inéditas, além do desenvolvimento de 2 grandes murais de Arte Urbana.

Este ano começou com boas notícias e perspectivas de uma maior produção cultural. Duas emendas do deputado Maurici vão injetar R$ 650 mil no setor, incluindo um edital que vai reconhecer e fomentar Pontos de Cultura e Mestres e Mestras da Cultura Popular, por meio da política municipal de Cultura Viva.

Instituída pela lei nº 4008 de 14 de abril de 2021, a Política Municipal de Cultura Viva coloca Mairiporã em posição de destaque no cenário internacional. Segundo informações do Observatório Nacional de Cultura Viva, Mairiporã é uma dentre apenas 5 cidades de todo o país, que possui a política aprovada por lei; e a única em toda a América Latina que prevê, no Plano Plurianual, orçamento para a execução dessa importante política de base comunitária que hoje é replicada na América e Europa.

Informações do secretário de Cultura, Ricardo Massonetto e do prefeito Aladim, há mais recursos chegando. Através das leis “Paulo Gustavo” e “Aldir Blanc II”, leis federais que objetivam fortalecer a produção cultural brasileira. Os recursos são da ordem de R$ 1,5 milhão e vão chegar aos cofres municipais porque a cidade tem seus Sistema Municipal de Cultura adequado e estruturado, ou seja, a estrutura implementada em Mairiporã atende adequadamente aos critérios estabelecidos pelas legislações federais.

As oportunidades que serão abertas para a produção cultural de 2023 podem ser acompanhadas pelos interessados através dos canais de comunicação oficiais (site e redes da Prefeitura), e também site e redes da Secretaria Municipal de Cultura, www.prefeiturademairipora.com.br/cultura. (Da Redação – Foto: Ricardo Massonetto, secretário da Cultura e o prefeito Aladim –  Divulgação)