Criminalidade diminui durante a pandemia

A PANDEMIA do coronavírus, além de mudar completamente o dia a dia das pessoas, também alterou os índices da criminalidade no município. Os números registrados em maio foram inferiores a abril e também a maio do ano passado. Dos 11 tipos de ocorrências que compõem a estatística mensalmente divulgada pela Secretaria da Segurança Pública, apenas duas tiveram ligeira alta, 5 foram menores, 4 tiveram os mesmos números e 2 foram maiores.

Os dados chamam a atenção por estarem na contramão da violência medida no Estado e no País.

O recuo da violência na cidade na comparação entre os mesmos períodos deste ano e 2019, foi de 65,7%, o maior já registrado na cidade desde que as estatísticas começaram a ser divulgadas pela Secretaria da Segurança do Estado.

As quedas maiores foram nas ocorrências de lesão culposa por acidente de trânsito (-1.000%); roubo em geral (-212,5%); furto de veículo (-166,5%) e furto em geral (-62%).

Já havia viés de baixa na criminalidade desde janeiro, porém ela ficou acentuada após a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus.

Produtividade – Se de modo geral a violência foi menor, a produtividade policial no mesmo período aumentou. Em maio último foram 9 registros entre porte, apreensão e tráfico de entorpecentes; 5 armas de fogo apreendidas; 14 flagrantes lavrados; 18 pessoas presas em flagrante e 4 por mandado; 15 prisões efetuadas; 8 veículos recuperados e 39 inquéritos policiais instaurados.

DADOS DA CRIMINALIDADE EM MAIO

Ocorrência   2019   2020

Homicídio doloso    0          0

Homicídio culposo no trânsito      1          1

Lesão corporal dolosa        18       20

Lesão culposa no trânsito 11       1

Tentativa de homicídio       0          0

Estupro          2          2

Roubo em geral       25       8

Roubo de veículo    8          7

Roubo de carga       1          2

Furto em geral         47       29

Furto de veículo      8          3