O INSTITUTO de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Mairiporã (Iprema) registrou um aumento no número de pedidos de aposentadorias. No ano passado foram 27, de janeiro a outubro, e nesse mesmo período deste ano 34 servidores se aposentaram. O crescimento se deveu, em parte, às propostas anunciadas pelo Governo Federal.
Entre os dois períodos o aumento foi de 25,9% e a tendência é que os requerimentos cresçam mais, antes que as mudanças nas regras previdenciárias sejam votadas pelo Congresso.
De acordo com dados fornecidos à reportagem pelo Iprema, o número total de aposentados (sem os pensionistas) pelo serviço público municipal (prefeitura e câmara) é de 432.
Mudanças – A proposta de mudanças na Previdência Social tem deixado os trabalhadores em atenção, isso porque o Governo Temer quer implantar a idade mínima de 65 anos para aposentadoria.
Atualmente não há essa regra. Para homens, aplica-se apenas a contribuição de 35 anos. Ou, ainda, a soma da idade acrescida do tempo de contribuição, resultando em 95 anos. Já as mulheres são 30 anos de contribuição ou 85 anos.
O Governo Federal concluiu a proposta na segunda-feira, 5, e enviou-a ao Congresso para apreciação de deputados e senadores. A Previdência Social espera que as novas regras sejam aprovadas até janeiro.