Covid-19: Mairiporã tem 90% dos leitos ocupados

Mairiporã é uma das 62 cidades em estado de atenção

 

Na segunda-feira, 30, o governador de São Paulo João Dória, retrocedeu a fase do Plano São Paulo para amarela, diante do quadro crescente de casos e internações de Covid-19.  Das 645 cidades do Estado, 62 chamaram a atenção do governo por seus altos índices de internações.  Essas cidades, foram classificadas como em estado de atenção, entre elas Mairiporã, possuem mais de 70 mil habitantes e apresentam, segundo a atualização mais recente do Plano São Paulo, ocupação média de leitos acima de 75% ou aumento de internações em mais de 10%, na comparação dos últimos sete dias com o mesmo período anterior.

Nos últimos cinco dias Mairiporã já se enquadrava nessa realidade, com 100% de ocupação dos leitos de UTI e entre 56% e 73% dos leitos de enfermaria. Nem a Prefeitura e nem a Secretaria Municipal de Saúde se manifestaram sobre o posicionamento da cidade dentre as 62 que estão em estado de atenção.

Fiscalização – O principal meio de coibir aglomerações é a fiscalização. Apesar das insistentes recomendações, parcela da população não respeita as medidas impostas para contenção da pandemia e muitas não fazem o uso da máscara, que é obrigatório e passível de multa, não respeita o distanciamento e não evitam aglomerações.

Na reunião ocorrida com os prefeitos dos 62 municípios na terça-feira (1), o secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, pediu que as Guardas Civis e a Vigilância Sanitária dos municípios sejam rígidas para coibir aglomerações em ambientes públicos e privados. A solicitação foi reforçada pelo Vice-Governador, Rodrigo Garcia, uma vez que eventos irregulares e desrespeito às normas de distanciamento social podem ter facilitado a reaceleração do contágio entre jovens e adultos.