Corinthians fez barba e cabelo

O futebol é considerado a maior paixão nacional. Apesar de temas relevantes e com o Brasil pegando fogo literalmente, com incêndios fora do controle em vários estados e no Distrito federal, ou com os indicadores sociais anunciando o ingresso de mais 2 milhões de famílias na extrema pobreza com renda per capta reduzida de até 89 reais mensais, mesmo assim abro espaço para os dois jogos do Derby Paulista do último fim de semana nos brasileirões, masculino e feminino, sendo que no feminino foi à final e sagrou-se campeão.

O futebol é o esporte mais popular do planeta, praticado em todos os países, nos cinco continentes do mundo. No Brasil começou a ser praticado nos anos 1890, no Estado de São Paulo, quando Charles Miller trouxe da Inglaterra bolas, uniformes e chuteiras.

No início dos anos 1900, na cidade de São Paulo, surgiu o Sport Club Corinthians Paulista; em 1910; e a Sociedade Esportiva Palmeiras, inicialmente Palestra Itália, em 1914. A rivalidade entre essas duas agremiações tem mais de um século.

Esse clássico paulistano recebeu o apelido de derby, tendo como referência o Derby de Epson, a mais importante corrida de cavalos do mundo, diante do potencial dessas duas grandes agremiações futebolísticas.

Neste último fim de semana o derby ocorreu no brasileirão masculino no sábado, e no feminino no domingo. O Corinthians fez barba e cabelo ganhando as duas partidas.

O masculino venceu por 2 x 1, com dois golaços de Roger Guedes, ex-Palmeiras, mantendo o Timão no G6.

O derby feminino decidiria a equipe campeã nacional de 2021. No jogo de ida as meninas do alvinegro venceram por 1×0, dando-lhes a vantagem do empate e o alviverde precisaria vencer por dois gols de diferença para sair campeão. Não foi desta vez.

O feminino do Timão venceu por 3 x 1, com o placar estabelecido no primeiro tempo, com destaque para o último gol. Aos 37’ a atacante Vic fez o terceiro com um golaço de bicicleta e o quarto gol não aconteceu porque a goleira alviverde Jully fez uma grande defesa. Com uma goleada no front a equipe alviverde entrou mais cautelosa no segundo tempo, preocupada em não levar uma goleada. Aos 30’ a Camilinha fez um belo gol num chute de fora da área, fechando o placar em 3 x 1.

Corinthians feminino vence seu terceiro brasileirão em oito participações, iniciada em 2013. É nóis! Vai Coríntias!

 

Essio Minozzi Júnior é professor de Matemática e pedagogo. Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP; Planejamento Estratégico Situacional – FUNDAP- Administração Pública-Gestão de Cidades UNINTER; Dirigente Regional de Ensino DE Caieiras (1995-96), Secretário da Educação de Mairiporã (1997-2000) e (2017-2018), Vereador de Mairiporã (2009-2020)