A DIRETORIA da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira, 21, durante reunião pública, o reajuste tarifário médio de 24,42% da empresa Elektro, que passa a valer no dia 28. Na região, a concessionária atende clientes dos municípios de Mairiporã, Atibaia, Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato.
Na média, o reajuste para consumidores residenciais foi de 23,20%, e para os industriais de 26,75%. A Elektro atende 2,6milhões de unidades em 223 cidades do interior e litoral de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul.
Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.
De acordo com informações da Aneel, o que mais influenciou no reajuste da Elektro foram os chamados componentes financeiros, principalmente os relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico. Sozinhos, eles responderam a 13,36% do reajuste aprovado.
O custo é repassado aos consumidores por meio da conta de luz. No caso das distribuidoras que já tiveram aumentos aprovados neste ano, o novo custo será repassado para as tarifas em 2019. No ano passado, o aumento tarifário aprovado para a Elektro havia sido de 10,57%.
Um consumidor residencial convencional, que consome 100 kwh/mês, por exemplo, terá sua conta reajustada de R$ 58,79 para R$ 72,53.