Confira os resultados do IGC, indicador de qualidade do MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na semana passada, o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia a qualidade das instituições de ensino superior no país. De acordo com os resultados, 2,2% das instituições foram classificadas com conceito 5, o mais alto.

Foram avaliadas 2.070 instituições de ensino. O IGC é calculado com base no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). A escala vai de 1 a 5. Foram considerados 24.145 cursos de graduação e 4.679 programas de mestrado e doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A escala vai de 1 a 5, sendo conceitos 1 e 2 considerados insatisfatórios, 3 regular, e 4 e 5 são satisfatórios.

É importante ter em mente que o 5 não é uma nota da instituição, mas uma classificação que ela obtém em relação às demais. De qualquer modo, este é um bom indicador da qualidade da instituição de ensino.

No Brasil, 21,64% das instituições tiveram conceito 4, enquanto 63,77% ficaram com conceito 3, outros 12,08% obtiveram conceito 2 e apenas 0,29% conceito 1.

No Estado de São Paulo, 16 instituições ficaram com conceito 5, a grande maioria formada por universidades públicas.

Região – Duas das mais procuradas universidades por estudantes de Mairiporã aparecem na lista: a UniFaat, de Atibaia (foto), ficou com conceito 4, enquanto a USF (Universidade São Francisco), de Bragança, com conceito 3. (Foto: Divulgação)