Levantamento inédito realizado pela reportagem do Correio, junto a comerciantes no centro da cidade, em Terra Preta e nos bairros Jardim Fernão Dias e Jardim Pinheiral, que concentram boa parte do chamado ‘comércio popular’, revela que a retomada da economia em animado os lojistas e um dos sinais dessa melhora é a abertura de novos comércios.
E não só os empresários estão otimistas, também a população que busca colocação no mercado de trabalho. Mairiporã, nos primeiros dois meses deste ano, teve registro positivo na geração de emprego formal (com carteira assinada), a única dentre as cincos cidades que integram a região.
Nas ruas, especialmente nos finais de semana, também é visível o aumento de pessoas que visitam lojas e supermercados, e a maioria aprendeu a pesquisar preços antes de efetivar a compra.
A maioria dos comerciantes ouvidos assinala que a melhora vem ocorrendo gradativamente e os resultados começaram a aparecer desde o segundo semestre do ano passado, não só com a geração de empregos, mas também a expansão do crédito, a redução dos juros e a confiança de que a economia melhorou.
Os lojistas afirmaram que esse desempenho favorece a atividade empreendedora, com a abertura de novos negócios (inclusive os informais), uma tendência que leva a expansão comercial para os locais mais afastados do centro, com facilidades maiores aos consumidores que estão mais próximos.
Embora os números sejam positivos, o setor ainda impacta negativamente, pois foi o único a demitir nos dois primeiros meses do ano.
O levantamento ouviu 45 comerciantes em três setores da cidade. Do total, 82% se disseram muito otimistas.