Comércio registrou queda nas vendas no primeiro mês do ano

APÓS leve recuperação no mês de dezembro do ano passado, o comércio de Mairiporã voltou a registrar queda nas vendas, na comparação com janeiro de 2016.
Levantamento realizado pela reportagem do Correio, em lojas e supermercados da cidade (também de Terra Preta), aponta que a redução foi de 2,03%. Foram ouvidos 38 comerciantes dos mais diversos segmentos.
Entre os entrevistados, 52% consideraram que as vendas foram menores em janeiro último do que no mesmo mês do ano anterior. Para 40,8% as vendas foram boas e 7,1% responderam que foram equivalentes.
Setores – Os resultados mais negativos foram registrados no setor de livraria/papelaria, seguido de móveis, eletrodomésticos, presentes e cine/foto. Variação positiva apenas para vestuário e calçados.
Em relação ao emprego, houve queda na contratação do comércio, embora não tenha sido significativa. O volume de mão de obra temporária, no final do ano passado, não se manteve em janeiro e foi o principal motivo das demissões.
Segundo a maioria dos comerciantes, a melhora nos indicadores econômicos, na taxa de juros, câmbio e inflação ainda não se refletiu no comércio. Assinalaram que o desemprego e o consumo, responsáveis pelo impacto no dia a dia das famílias, permanecem ruins.
“Mesmo com um cenário que traz melhoras na expectativa futura, isso não é suficiente para aquecer o mercado de trabalho e consequentemente as vendas”, disseram.