Depois do resultado frustrante das vendas do Dia das Mães, o comércio trabalha com perspectivas mais enxutas para o Dia dos Namorados e os próximos meses (junho, julho e agosto). A projeção é de uma leve alta de 2% a 3% no Dia dos Namorados e recuperação das vendas no trimestre.
O varejo esperava alta de 5% nas vendas no Dia das Mães, mas ficaram na casa dos 2%. Maio é considerado o segundo dezembro para os comerciantes.
Celebrado no dia 12 de junho -, lojistas estão com a expectativa de aumento nas vendas. Os segmentos de roupas, perfumes, flores e alimentação, como os restaurantes, são os que têm maior potencial para venda de presentes. Apesar da baixa estimativa de vendas, alguns setores acreditam em aumento na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os lojistas estão mais contidos na formação dos estoques de inverno em função da queda nas vendas e no faturamento. O ticket médio está entre R$ 80 a R$ 100. “O cliente está parcelando no crediário e no cartão, mas tem muita gente com o nome sujo, com débito nas faculdades, na conta de luz”, comentou uma gerente de loja que não quis se identificar.
Segundo disse, os clientes vão encontrar preços bons, porque o estoque de verão ainda está alto e já tiveram início as promoções, com até 20% de desconto em algumas peças.