Comércio espera movimentar R$ 1 milhão neste final de semana

NESTE final de semana o comércio varejista de Mairiporã deve movimentar R$ 1 milhão com as promoções da Black Friday deste ano. A expectativa é dos lojistas, que confiam num aumento de até 3% na comparação com as vendas registradas na mesma data, no ano passado, já descontada a inflação. A Black Friday começou nesta sexta-feira, 23, e vai durar até o domingo, 25.
Esse tipo de evento movimenta o varejo brasileiro desde novembro de 2010, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos. O mês é considerado fraco para as vendas e essa espécie de promoção especial que antecede a data mais importante para os varejistas, o Natal, desde então tem picos de vendas que acabaram por consolidar a data.
Os preços mais em conta passaram a fazer a diferença no varejo, em especial nos segmentos de eletroeletrônicos, utilidades domésticas, móveis, eletrodomésticos, calçados e roupas, livrarias, perfumarias e papelarias, e até mesmo supermercados.
A cada ano novos setores aderem às promoções e com isso ampliam as opções de desconto para os consumidores.
Cuidados – O consumidor precisa, antes de sair às compras, tomar cuidado e não se deixar enganar por propagandas enganosas, principalmente nas compras online.
As pessoas devem chegar com pesquisas de preços em mãos e com isso evitar o que se convencionou chamar de ‘Black Fraude’.
Para economistas do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), o mês de novembro não é o melhor mês para garimpar preços, pois a pesquisa feita hoje já está comprometida, pois nessa época esses preços podem ter sido artificialmente elevados para simular descontos.
Sem um monitoramento de preços prévios, é difícil conseguir fazer bons negócios.