Comércio aposta no Black Friday e Natal para recuperar as vendas

AS DUAS datas que fecham o ano e são de importância para o comércio, Black Friday e Natal, são ansiosamente aguardadas por lojistas e supermercadistas para recuperar a queda nas vendas ocorridas durante os outros meses.
Esses dois eventos movimentam todos os setores da economia e o segmento comercial em Mairiporã já está preparado para receber os consumidores. A estimativa é de que as vendas cresçam pelo menos 5% em relação ao final do ano passado.
Pelas ruas do centro e dos bairros, já é possível ver um movimento maior de pessoas, um indicativo de que boa parcela demonstra interesse em presentar no Natal. O fluxo maior de consumidores nos supermercados também já é sentido, algo esperado pelo setor.
Mesmo que o diagnóstico sobre a economia aponte crescimento em marcha lenta, e que a recuperação aos patamares da pré-crise só ocorra no segundo semestre de 2020 ou início de 2021, comerciantes acreditam que o resultado deste final de ano será melhor do que aquele registrado em 2018.
Estendidos – Para oferecer opções ao consumidor, o comércio de Mairiporã vai estender o horário de atendimento, inclusive aos sábados e domingos. Se repetir o que ocorreu no final do ano passado, logo no início de dezembro as lojas e supermercados vão ficar abertos por pelo menos mais duas horas em relação ao expediente normal.
Crescimento – Pesquisa encomendada à empresa Provokers, feita pelo Google, indica que a intenção de compra dos consumidores online durante a Black Friday, que este ano acontece no dia 29 de novembro, aumento 58% na comparação com a data no ano passado.
Foram ouvidas 1,5 mil pessoas em todas as regiões do País e, para 69% dos consumidores, de acordo com o levantamento, já sabem o que pretendem comprar e apenas aguardam o dia das promoções.
Ainda segundo o levantamento, os consumidores vão ter um gasto médio de R$ 1.330,00, valor estimado em julho deste ano, quando foi feita outra pesquisa. Para 76% dos consumidores, a data é mais do ques só a sexta-feira, valendo também no sábado e domingo. Alguma lojas anunciam que a Black Friday vale durante todo o mês de novembro.
Quanto aos produtos, 87% dos consumidores dizem que vão comprar mais de uma categoria, uma média de 6,5 produtos diferentes por consumidor. No ano passado era apenas 3,9 categorias.
Outro dado do levantamento aponta que 84% dos entrevistados afirmam ter a intenção de fazer ao menos uma compra nesse dia, em lojas diferentes daquelas que costumam comprar. Na Black Friday do ano passado esse número era de 71%.