Com o fim da janela, cinco partidos desaparecem da composição legislativa

A LISTA definitiva dos filiados aos partidos políticos já foi publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Apenas quem aparece nela poderá pleitear uma vaga como candidato a vereador, prefeito e vice. No caso de Mairiporã, com o fim da janela eleitoral que permitiu a mudança de legendas, cinco agremiações perderam representatividade no Legislativo, ou seja, ficaram sem as cadeiras conquistadas em 2016.

Depois das baixas, desapareceram o Partido Verde (PV), que tinha dois vereadores; o Partido Social Cristão (PSC), que também contava com dois parlamentares, e PPS, PDT e PTB, com um cada.

O troca-troca trouxe para a Câmara três partidos que não elegeram representantes no pleito de 2016: Republicanos, PL (Partido Liberal) e PSB (Partido Socialista Brasileiro).

Com as mudanças, a nova composição ficou assim definida: PSDB (3 – Ricardo Barbosa, Nil Oliveira Dantas e Alexandre Boava); PL (3 – Wilson Sorriso, Éssio Minozzi Júnior e Pastor Cícero); REPUBLICANO (2 – Ricardo Ruiz e Valdeci Fernandes); PSB (2- Antônio Aparecido Barbosa e Marco A. R. Santos); PSD (2 – Márcio de Oliveira e Augusto Forti) e REDE (1 – Doriedson de Freitas).

Dos treze edis, 10 mudaram de sigla na tentativa de se reeleger em outubro, pois os partidos pelos quais foram eleitos perderam força nos últimos três anos.

A alteração significativa nas bancadas fez com que a oposição tenha agora as duas maiores: PSDB e PL, cada uma com três vereadores.

A expectativa este ano é medir qual é, na realidade, a força de cada um dos 13 parlamentares, em processo eleitoral cujas coligações foram proibidas.