Coluna do Correio

FRASE

“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.” (Pablo Neruda, poeta chileno)

 IDOSOS

Os eleitores idosos em Mairiporã são mais de 12 mil. Uma força considerável se avaliarmos o conservadorismo que ainda rege a política local. Conquistar votos nesse nicho eleitoral não é tarefa fácil para os neófitos. Esse 1/5 do total apto a votar também pode influenciar decisivamente nos rumos da eleição.

ESCOLHAS

Novembro está aí e vamos escolher prefeito e vereadores. Uma vez mais o futuro da cidade estará nas mãos do povo. Como diz o poeta Pablo Neruda, cuja frase abre esta coluna, somos livres para fazer a escolha, mas seremos prisioneiros de sua consequência. Parada no tempo, Mairiporã precisa de novas mentalidades, de pessoas competentes que, uma vez no poder, privilegiem mais a gestão e menos a política.

MAIS DOIS

Os cinco candidatos a prefeito divulgados amplamente nos últimos dias, ganharam a companhia de outros dois, elevando esse número para sete. O PDT lançou como candidata a prefeita Solange Maria Teodoro, cujo vice na chapa é Maurício Luiz Favero. E também o SOLIDARIEDADE, com o inoxidável José Hélio a prefeito e Sidinei Marques como vice.

MAIS TRÊS

Na lista de postulantes às 13 cadeiras da Câmara, mas três nomes, todos do Solidariedade, que dessa forma eleva o total de candidatos a 252, uma a mais que o registrado há quatro anos.

ABERTA

Com a definição dos candidatos a prefeito e vereador, está oficialmente aberta na cidade a temporada de caça… ao eleitor. Em tempos de economia difícil e pandemia persistente, a caça este ano, que deveria ser mais restrita, ensejará que os candidatos adotem estratégias inteligentes e tenham engenharia de logística nunca antes experimentada.

FUTURO

Dois, dos quatro vereadores mais votados em 2016, Wilson Sorriso e Chinão Ruiz, decidiram testar o prestígio e desta vez aceitaram convite para disputar a eleição como candidatos a vice-prefeito. Seria um ensaio para candidaturas a prefeito num futuro próximo?

NOVATOS

Com Chinão e Sorriso fora, assim como Essio Minozzi Junior, pelo menos 3 novos nomes estão garantidos na próxima composição legislativa. Novos ou de ex-vereadores. De todo modo, o quadro atual será modificado.

PRAZO FINAL

Até este sábado (26) os partidos devem entregar a relação final de candidatos à Justiça Eleitoral, prazo também para desistências, substituições de nomes e aumento no número de postulantes para completar o total permitido. Depois dessa data troca só se alguém vier a falecer.

ANIMADOS

A coluna conversou com pelo menos a metade dos 14 ex-vereadores que querem voltar ao parlamento municipal, e eles se mostram animados, pois acreditam que a performance dos atuais edis é um incentivo e tanto na tentativa de voltar ao cenário político.

REFORMA (I)

A proposta de reforma administrativa, que mexe com as regras de servidores públicos, poderá sofrer mudanças no Congresso, como a forma de seleção dos cargos comissionados e a redução dessas vagas. Hoje, há 12.563 postos no Brasil. Na França, por exemplo, são de 700 a 900 cargos.

REFORMA (II)

Cargo comissionado no Brasil tem vários significados, dentre eles o manjado ‘trem da alegria’, que serve para inchar a máquina administrativa em todos os níveis governamentais, e acomodar cabos eleitorais, correligionários, parentes e amigos, a maioria composta de honoráveis vagabundos.