Coluna do Correio

Frase
“O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém.” (William Shakspeare, dramaturgo e escritor inglês)

MUDO E CALADO
O presidente da Câmara, Ricardo Barbosa, foi cobrado, assim como todos os demais vereadores, para que se manifestem sobre o fim do recesso parlamentar de julho, pois os senhores edis já gozaram férias este ano muito além do que é permitido regimentalmente. Até agora não houve qualquer manifestação sobre o assunto. Se o recesso não ocorrer, os ‘nobilíssimos’ vereadores de Mairiporã terão, só este ano, 98 dias de ‘férias’, dos quais 41 a cumprir em julho e dezembro vindouros. Um soco direto na cara da sociedade.
SÓ PROMESSA
Quando foi eleito para presidir a Câmara ao final de 2018, o vereador Ricardo Barbosa, em seu discurso cheio de flama e no calor da emoção, disse que muita coisa iria mudar no dia a dia do Legislativo. As mudanças acabaram assim que o discurso terminou.
GREGO
Quem lê a pauta das sessões da Câmara pelo site oficial do Legislativo e tomar conhecimento do que nela consta, ou sabe falar grego ou não consegue entender bulhufas. As emendas propostas ao projeto de lei complementar, 26/2020, por exemplo, que altera lei de 2014, de autoria da Mesa Diretora, não tem teor para conhecimento público. Assim como leis e outras proposituras. Já cobramos o presidente Ricardo Barbosa sobre esse problema na divulgação das pautas (que são feitas apenas momentos antes das sessões), mas o citado parlamentar faz ouvidos de mercador.
MAS JÁ? (I)
Moção de apelo 39/20, apresentada durante a 14ª sessão ordinária da Câmara, realizada terça-feira, 2, de autoria dos vereadores Márcio Oliveira e Chinão Ruiz, pedem ao presidente nacional dos Correios e Telégrafos, que estude a possibilidade de reabertura do Posto Avançado da Agência dos Correios em Terra Preta. Mas já?
MAS JÁ? (II)
Instalada no começo do ano com pompa e circunstância, com direito a vídeo nos canais oficiais da Prefeitura, com discursos do prefeito e dos dois vereadores, ‘pais do feito’, o posto já foi fechado. Mais uma para a série “Não tenho prestígio político”.
SÃO 24
O vereador Doriedson de Freitas (REDE) enviou à coluna a informação de que seu partido não tem apenas 16 nomes filiados, conforme aqui publicado. Enviou uma lista com 24 nomes. Se isso vai fazer diferença no pleito, é cedo para saber. Mas fica o registro.
LADEIRA ABAIXO
Em Mairiporã a arre­cada­ção de tributos em abril fez os cofres municipais perderem quase R$ 5,5 milhões em relação a março deste ano. A queda foi de 25%. No comparativo com o mesmo intervalo do ano passado, ou seja, só o mês de abril, a redução foi de 5,7%. Dois fatores contribuição para a baixa na arrecadação do município: a pandemia e a retração econômica que atinge o País como um todo.
TIRO PELA CULATRA
O início quase que Quixotesco do governador João Dória, diante da pandemia do coronavírus, fez água. Aquele ímpeto de ‘salvador da pátria’ levou-o, com o passar dos dias e aumento das mortes no Estado do céu ao inferno com rapidez espantosa. A tentativa de travar embate antecipado das eleições presidenciais com Bolsonaro, também naufragou. Exceto uma hecatombe jamais vista, Dória não ganha nem para inspetor de quarteirão em 2022.
DEVER DE CASA
Ainda em relação ao Governo João Dória, seu secretário da Educação, Rossieli Soares, não fez o dever de casa e testou positivo para o coronavírus. Ou seja, também dentro da administração do Estado o coronavírus está fazendo vítimas.