FRASE
“Em política sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer.” (Joseph Joubert, ensaísta francês)
REFIS ((I)
Vem aí mais uma oportunidade para os contribuintes aderirem a um novo refinanciamento de impostos atrasados, mais conhecido por Refis. Projeto nesse sentido tinha previsão de chegada ao Legislativo ontem. Só depois da aprovação pelos vereadores é que o reparcelamento vai abrir inscrição para interessados. O prazo de adesão, segundo consta do projeto, é de 1º de maio a 29 de agosto. Quem tem parcelamentos anteriores não pagos pode se inscrever.
REFIS (II)
Ainda de acordo com informações constantes no projeto, o parcelamento poderá ser feito a perder de vista, ou seja, em até 120 vezes. E ainda assim tem contribuinte que não paga.
TITULAR (I)
O vereador Bruninho Bueno, primeiro suplente do Podemos, assumiu como titular a cadeira deixada por Ricardo Barbosa, que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social. Na semana passada, em reportagem deste jornal, saiu publicado que Bruninho havia conquistado 733 votos nas eleições de outubro do ano passado. Na verdade, foram 736 votos.
TITULAR (II)
Na sessão de terça-feira (8), o vereador fez a sua estreia como parlamentar. A expectativa em torno dele é grande, principalmente pela boa votação que obteve e por algumas iniciativas que anunciou ao longo da campanha no ano passado.
FERVURA
Ao que parece jogaram água na fervura que persistia desde janeiro na Câmara de Vereadores. Até quando o clima vai ser um pouco mais amistoso? Não se sabe, porque políticos têm o dom de enxergar problemas que não existem. E se não existe, eles tratam de inventar.
RESULTADOS
Ainda é cedo para se falar em resultados positivos. O que se tem visto, no entanto, é que as mudanças feitas pelo prefeito no primeiro escalão parecem que tem agradado a administração.
NOVA SIGLA
A expectativa nos bastidores da política nacional, neste momento, é a batida de martelo entre PSDB, Podemos e Solidariedade, para que a união resulte em um novo partido no Brasil. O que se discute neste momento, nos bastidores, é como vai se chamar a futura sigla. O PSDB praticamente se desfez após a saída de Geraldo Alckmin, e na região foi o partido mais influente ao longo de quase 20 anos. Chegou a governar, ao mesmo tempo, as cinco cidades que integram a região.
TUCANOS
Em Mairiporã, o PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos ao longo de 20 anos. Foram eleitos Sarkis Tellian, Antônio Aiacyda (3 vezes) e Aladim. Também nas composições legislativas, os tucanos eram maioria em Mairiporã.
FRATERNIDADE
A Campanha da Fraternidade 2025 foi lançada pela CNBB após o Carnaval, e destaca a importância da ecologia integral, inspirada pelos 800 anos do “Cântico das Criaturas” de São Francisco de Assis e pelos 10 anos da Encíclica “Laudato Si”. Desde 1964, a Campanha da Fraternidade já abordou a questão ambiental em temas como “Fraternidade e a Terra” e “Fraternidade e Água”.
SUBSTANTIVO
Não há na língua portuguesa um termo tão definitivo para nominar o que vem fazendo o presidente dos EUA, Donald Trump: “putaria”, um substantivo masculino que tem vários significados, imorais e vulgarizados. Essa incursão na economia mundial, com cobrança de taxa para produtos importados pelos norte-americanos, é bem o termo explicado acima. Frase lapidar do escritor, filósofo, diplomata e magistrado francês, Joseph-Marie de Maistre, ilustra à perfeição a escolha do eleitorado norte-americano nas urnas: ‘cada povo tem o governo que merece’.