FRASE
“Falha comum dos homens – Esquecer que existe tempestade quando faz bom tempo.” (Nicolau Maquiavel, filósofo, poeta e historiador italiano)
O TIME (I)
Pelo andar da carruagem, o prefeito Aladim vai manter o secretariado para o último ano de seu governo. Embora não esteja satisfeito com um ou dois nomes, ouviu de assessores próximos que o momento não é de confronto e menos ainda de colecionar desafetos em ano eleitoral. Sobre os nomes? Sigilo absoluto.
O TIME (II)
Por outro lado, o chefe do Executivo já começa a pensar em três nomes que deverão ocupar as Secretarias de Serviços Urbanos, Governo e Turismo e Esportes, cujos titulares são vereadores. Pela lei, devem retornar aos seus assentos no Legislativo em abril, se pretendem buscar a reeleição. É nessas horas que o prefeito vai ter que redobrar a virtude da paciência, pois sugestões de nomes vão surgir aos borbotões, com direito a bobagens monumentais.
RETORNO
Olhando por outro prisma, resta saber se os três vereadores que hoje ocupam cargos no primeiro escalão já iniciaram consultas aos mais chegados, para saber que decisão tomar, pois em abril, se forem à reeleição, devem retornar à Câmara, o que significa afastar os suplentes. Se decidirem que não vão enfrentar novamente as urnas, aí os substitutos vão seguir nas cadeiras.
CAIU A FICHA (I)
Alguns ex-vereadores disseram no decorrer da semana, em conversas sobre eleições, que não vão estar na disputa em outubro do ano que vem. Finalmente caiu a ficha, pois são raríssimos os casos, a partir do início deste século, de ex-edis que conseguiram a reeleição. Na verdade, as renovações têm sido constantes no parlamento municipal, muito embora a cada nova composição o desempenho se torne ainda mais sofrível. Mas é a tal da democracia.
CAIU A FICHA (II)
Boa parcela de ex-vereadores também foram categóricos ao dizer que não serão candidatos e muito menos cabos eleitorais de quem quer que seja. Portanto, os novatos vão ter que se virar e usar à exaustão os três “S” durante a campanha: Saliva, Suor e Sola (de sapato).
CABOS
Ainda sobre o tema cabos eleitorais, nunca é bom esquecer que, a partir das eleições de 2004, a maioria deixou a função e entrou na disputa pela mesma cadeira que o antigo ‘chefe’. Traduzido em bom português, cabo eleitoral é artigo de extremo luxo hoje em dia.
VAPT VUPT
Véspera da véspera de feriado e a sessão legislativa terça-feira (31) foi na base do vapt vupt. Ligeira que só ela. Nada de importante para ser votado e de resto aquele blá-blá-blá repetitivo de indicações e moções.
IPTU
Os carnês do IPTU começam a chegar aos contribuintes no final de novembro. A expectativa é que as 51 mil unidades estejam entregues até 10 de janeiro. Quem optar pelo pagamento à vista, em 20 de janeiro, terá 10% de desconto.À vista, mas no dia 20 de fevereiro, o desconto é menor, 5%. Quem escolher o parcelamento em até 12 vezes, com o primeiro no dia 20 de janeiro, não terá o benefício do desconto.
REFIS
Contribuintes em atraso devem aproveitar a nova oportunidade para parcelamento ou reparcelamento de débitos com a Fazenda Municipal. A adesão vai até 21 de dezembro.
PROVA DE VIDA
Os aposentados e pensionistas do Iprema (Instituto de Previdência Municipal de Mairiporã) têm prazo final até dia 16 deste mês para a prova de vida anual. Devem comparecer na sede do Iprema, rua Cel. Fagundes, 180, centro, portando documento original com foto e comprovante de endereço atualizado. Os beneficiários que não realizarem a prova, terão os pagamentos suspensos.
EXCELÊNCIA
Um dos mais respeitados do País, o IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal), da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, divulgou os resultados da avaliação feita em mais de 5 mil municípios brasileiros, análise feita a partir de quatro indicadores: autonomia, gasto com pessoal, liquidez e investimentos. Mairiporã aparece com o conceito ‘excelência’, o mais alto na escala da IFGF. Reportagem completa nesta página.
EXEMPLO
Políticos honestos, de comprovada honradez, são raríssimos. E um deles nos deixou no último final de semana, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo e ex-deputado, Tito Costa. Faleceu aos 100 anos. Tito esteve em visita a Mairiporã em duas oportunidades nos anos 1980. Fora da vida política, se tornou um dos mais brilhantes advogados da área eleitoral.
FOLCLORE POLÍTICO
UMA E OUTRA
O ex-deputado e jornalista Sebastião Nery sempre disse que existem duas histórias políticas do cotidiano. Uma oficial, extremamente pomposa, solene, que toma conta do noticiário dos jornais, revistas, tevê e, hoje em dia, das redes sociais, com declarações calculadas por parte dos políticos, denúncias, articulações, tramas e notas nem sempre verídicas – tudo coberto por um manto de grave seriedade; e a outra, risonha, marota, contada em segredo nos gabinetes fechados e até mesmo nas alcovas. Mairiporã já teve muito das duas versões.