Coluna do Correio

FRASE
“O melhor programa econômico do governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem.” (Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá)

INAUGURAÇÕES
O ritmo de inaugurações pelo governo municipal acelerou nos últimos dias e mais duas ocorrem neste final de semana: uma unidade de saúde no bairro de Vila Machado, cujas instalações acanhadas deram lugar a um prédio amplo e moderno e, na segunda-feira (17), o posto do INSS, serviço que vai beneficiar mais de 8 mil aposentados e pensionistas de Mairiporã. Até então os beneficiários necessitavam levantar muito cedo para ser atendido em Atibaia, e nem sempre conseguiam senha. Com o novo posto, economizam tempo e dinheiro. Mais uma ação do prefeito Aladim merecedora de todos os elogios, assim como foi com o Poupatempo e o Procon. E pela agenda, até o final do mês será entregue a Creche construída na região central da cidade, que atenderá 200 crianças.
TRABALHO
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Valdeci Fernandes, realiza excelente trabalho na área que lhe compete. Nas andanças pela cidade o que se ouve da população é só elogios. Na mesma linha, os secretários da Fazenda, Silvana Francinete, e da Saúde, Raphael de Souza. Isso, no entanto, não os livra das plantas da inveja escalada para criticar os que trabalham. Por outro lado, a certeza de que isso não abala aos que se dedicam ao que lhes foi outorgado pelo prefeito. A vida é assim mesmo, o trabalho de quem se dispõe a realizar em benefício público incomoda aqueles outros que não fazem nada, da mesma forma que os que não trabalham (ou fingem fazê-lo) incomodam quem paga os seus salários, o contribuinte.
ACERTO
Esses três secretários foram um acerto do governo municipal quando os nomeou para comandar importantes secretarias, cujos resultados são positivos e visíveis aos olhos da população.
HOMENAGEM
Merecida homenagem fez o prefeito Aladim, ao denominar o Terminal Rodoviário de Terra Preta com o nome de ‘José Damião de Oliveira – Vereador Zé Ceará’, importante empresário do distrito e que muito trabalhou em favor da comunidade terra-pretense.
ORÇAMENTO
Depois de votada, aprovada e sancionada, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) abriu prazo para que a Secretaria da Fazenda elabore a LOA (Lei Orçamentária Anual), que vai estimar receitas e fixas despesas para o próximo ano. A LOA pode trazer números diferentes daqueles projetados pela LOA, e um dos motivos é a adição dos recursos da administração indireta (Previdência Municipal), que não constam da LDO. A expectativa é que o Orçamento de 2024 ultrapasse os R$ 500 milhões.
REELEIÇÃO
Nas rodas políticas que se formam pela cidade o assunto do momento é saber quantos vereadores conseguem se reeleger em 2024. Na maioria das respostas, o total não passa de 6 edis que podem se manter no cargo. Ou seja, praticamente 50% vai voltar para casa e, alguns, com a tarefa de procurar emprego. O roteiro político é o mesmo desde a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Uns poucos ficam e a maioria é varrida pelas urnas.
PROIBIDO
Vivendo, assistindo e lendo barbaridades. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo declarou inconstitucional a leitura bíblica e o uso da frase “sob a proteção de Deus” no início das sessões da Câmara Municipal de Araçatuba. Com isso, o rito deixará de ser adotado na reabertura dos trabalhos legislativos, quando do encerramento do recesso, em agosto. O voto do relator, desembargador Tarcísio Ferreira Vianna Cotrim, que embasou a decisão, o dispositivo viola o princípio do Estado brasileiro ser laico, ou seja, não pertence a nenhuma ordem religiosa, é leigo. A decisão também chegou a vários outros municípios paulistas. Resta saber se será adotado na Câmara local.
IMPORTÂNCIA
Sobre essa questão, fica a pergunta: em que essa decisão altera a vida do cidadão? Por que tomar tempo e gastar dinheiro do Judiciário com esse tipo de ação? Só no Brasil.
125 MIL
Esse é o número de vendas realizadas pelo programa do carro popular, que terminou na sexta-feira (7). Quem comprou (e se endividou), comprou. Agora ter o carro próprio só através dos esquemas anteriores à criação do programa.