Coluna do Correio

FRASE

“A única coisa da qual devemos ter medo é do próprio medo”. (Franklin Delano Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos)

2024

Nos meios políticos, passada a eleição presidencial, a conversa agora é sobre a sucessão nas prefeituras e câmaras municipais. Em Mairiporã já se comenta nas rodas que na Câmara alguns nomes se mostram assanhados em busca de indicação para candidatura a prefeito. Sem cacife eleitoral e financeiro, uns poucos não abrem mão de se aventurar, como se política fosse para amadores.

LIÇÃO DO MESTRE

O saudoso mestre da política mairiporanense, Luiz Salomão Chamma, três vezes prefeito (tempos em que não existiam reeleição), dizia que para ser candidato a prefeito, primeiro precisa viabilizar o nome junto ao eleitorado, depois medir a popularidade por meio de pesquisa de opinião. A partir daí, começam as articulações políticas e partidárias para indicação do pré-candidato até a convenção. Bate-boca em toilettes e conversas de botequim não faz ninguém candidato ou candidata.

NOMES

Excluindo o nome do prefeito Aladim, é difícil neste momento encontrar um nome fora do seu grupo com potencial  para vencer a indicação (seja quem for). Também não se vislumbra a possibilidade de ressuscitar nenhum nome de ex-prefeitos, já defenestrados pelos eleitores. O que pode aparecer são aventureiros ou oportunistas sem pedigree político.

ESTICADAS

A Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara mais uma vez pediu aumento no prazo para conclusão dos trabalhos acerca da reforma da Previdência. Essas esticadas vêm desde o início deste ano e, pelo visto, devem avançar até o ano que vem. A lembrar que recentemente foi novamente aberta uma CEI sobre a Arteris, porque conseguiram perder o prazo da que estava em andamento. Tudo como dantes no quartel de Abrantes.

CÓDIGO

O Executivo enviou à Câmara projeto de lei para atualizar o Código de Obras do Município, que está defasado há décadas. O que se espera é que as mudanças contemplem de fato os requisitos para tornar a vida do cidadão melhor.

SEM CHANCE

Pelo que se viu até agora, quase dois anos depois da posse, os suplentes de vereadores não vão ter qualquer chance de assumir como titulares, nem que seja por um curto espaço de tempo. Ninguém larga o osso na Câmara. Exceção feita ao suplente do vereador Fernando Brandão (que assumiu como Secretário de Turismo, em janeiro de 2021), nenhum mais teve oportunidade. Como 2023 é um ano pré-eleitoral, dificilmente esse quadro vai mudar.

AUDIÊNCIAS

Já agendadas as audiências públicas para debater o Orçamento do Município 2023 é o que de mais importante os vereadores têm a fazer neste final de ano. A votação está prevista para o início de dezembro.

PACOTÃO

O prefeito Aladim está liberando inúmeras obras que pretende inaugurar no ano que vem. Em andamento, uma creche na região central da cidade, novo terminal rodoviário e, para os próximos dias, recapeamento da Av. Tabelião Passarella e o Quarteirão da Saúde, na área do atual Posto de Saúde. No próximo dia 19, inauguração das vias Rua São Paulo e Hebraim Hallack, com nova drenagem, pavimentação asfáltica, iluminação solar e paisagismo. Esta obra vai reduzir as enchentes na parte baixa da cidade.

MAIS CONCURSOS

O governador Rodrigo Garcia autorizou a abertura de mais dois concursos para preenchimento de 2,7 mil vagas na Polícia Militar (PM) e 1,1 mil de Agente de Segurança Penitenciária (ASP), que são policiais penais que atuam dentro dos presídios. Os dois certames estão previstos para acontecer no segundo semestre do ano que vem. Para a PM os salários podem chegar a mais de R$ 6 mil, enquanto para ASP até R$ 3,5 mil.