FRASE
“No Brasil é preciso explicar, desenhar, depois explicar o desenho e desenhar a explicação.” (Olavo de Carvalho, ensaísta e ideólogo brasileiro)
ELOGIOS
Os setores de Serviços e Comércio da cidade estão nas nuvens com a política do prefeito Aladim, pois as duas áreas têm se beneficiado de um sem-número de eventos culturais, artísticos, turísticos e esportivos, com a presença de grandes públicos. Isso leva ao incremento da economia que, por sua vez, gera mais emprego e renda. Dois setores que não viam esse tipo de fomento há décadas.
RADICAIS
O SP Extreme realizado no último sábado e domingo no Ginásio de Esportes Sarkizão, que reuniu mais de 2.500 pessoas, é um exemplo dessa política. Foram mais de dez atrações radicais e gratuitas, em uma parceria da Secretaria de Esportes e o Governo do Estado de São Paulo. Entre os destaques, o Eject-X, uma catapulta humana que lança até três pessoas por vez a uma altura de 36 metros, o equivalente a um prédio de 12 andares, e o salto de 40 metros de altura em queda livre com o bungee jump. Um sucesso!
FOLGA
Feriado em terça-feira é sinônimo de folga das sessões legislativas. E não são agendadas para o dia seguinte, ou mesmo dois dias depois, como é praxe em outras cidades. Suas excelências, os vereadores, preferem juntar duas, na terça-feira seguinte. Comodidade é a palavra de ordem. Mais um daqueles hábitos antigos que o pessoal eleito pela primeira vez prometeu mudar.
REPERCUSSÃO
Ainda repercute nos meios políticos locais a performance ruim dos vereadores e de ex-vereadores no apoio a candidatos a deputado. Surpresa? Não! Quem acompanha aquilo que fazem os senhores parlamentares municipais, mais ou menos sabiam que o resultado das urnas seriam proporcionais ao desempenho de cada um deles.
AUSENTES
Eleitores que não votaram no primeiro turno, que em Mairiporã representaram 21,61% do total, ou seja, mais de 14 mil pessoas, devem justificar a ausência até 1º de dezembro ou pagar a multa a qualquer tempo. É necessário apresentar documentos que comprovem o motivo alegado da ausência. O requerimento de justificativa pode ser enviado pelo e-Título ou do Sistema Justifica. É possível, ainda, entregar o requerimento ao cartório eleitoral, pessoalmente ou por meio de um representante nomeado por procuração. Essas pessoas podem votar normalmente no segundo turno, garante o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
ZELADORIA
Importante via de ligação entre as ruas XV de Novembro e Dom José Maurício da Rocha, o Escadão se transformou em depósito de lixo. População mal educada insiste em jogar todo tipo de detrito no local. Por outro lado, a Zeladoria da Prefeitura poderia, com urgência, instalar cestos de lixo em toda sua extensão, pelo menos para tentar incentivar os mal-educados a não sujar o local.
CARRETAS
Departamento de Trânsito continua falhando na fiscalização das vias centrais. Os abusos cometidos por motoristas de caminhões e carretas continuam sem que haja fiscalização preventiva. É preciso rigor no combate a esse tipo de infração.
DINHEIRO
Político que se preza não vive sem dinheiro público. E dele não abre mão nem sob tortura. Os partidos que saíram das urnas derrotados e não conseguiram alcançar a cláusula de barreira, e por isso mesmo não têm direito à grana do fundo partidário, já decidiram como resolver o problema: vão se fundir e com isso alcançar o percentual exigido pela lei. É o dinheiro público, que na verdade é dinheiro do cidadão, financiando aqueles que dizem ‘representar’ o povo.
TARTARUGA
O Censo Demográfico do IBGE caminha a passos de tartaruga. Com três meses em coleta de informações, ainda não alcançou 50% da população brasileira. A saída foi estender o prazo até dezembro. Preencher as vagas de recenseadores tem sido o problema maior.