Coluna do Correio 17/11/17

FRASE
“Justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada.” (Rui Barbosa, jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador brasileiro).

DINHEIRO
Político não mede esforços em torrar o dinheiro quando ele é público. A Secretaria Municipal de Esportes, para reformar dois vestiários do Estádio Municipal, que na verdade é um salão dividido em duas salas, firmou contrato no valor de R$ 147 mil com a empresa R. Caitano Engenharia Ltda. O amigo leitor achou caro? De fato é, pois com esse dinheiro dá para se construir uma casa de 80m² ao custo de R$ 2 mil o metro quadrado. Mas não foi só o leitor que achou estranho. O Tribunal de Contas do Estado também. E abriu processo para que o prefeito e o secretário da pasta adotem providências necessárias ao exato cumprimento da lei ou apresentem justificativas. A licitação foi feita por meio de carta convite. Convidam-se três empresas e uma delas vence. Resta aguardar no que isso vai dar.

PACOTE
O vereador Ricardo Ruiz (PSD), ao fazer uso da palavra na sessão legislativa da semana passada, criticou todas as concessionárias que prestam serviços à cidade, citando Autopista Fernão Dias, Sabesp, Elektro, enfim, generalizou geral. Deveria fazer o mesmo com o Executivo, que não soluciona nem os problemas antigos, muito menos os novos. Nesse particular, o vereador prefere o silêncio. O edil tem até razão em algumas das críticas, porém deveria incluir o governo municipal nesse pacote.
PLENÁRIO
Partidos políticos da cidade estão fazendo uso do plenário da Câmara para seus encontros. Neste mês de novembro passaram pelo Palácio Tibiriçá o PROS, o PR (que empossou nova Executiva) e o REDE. Entidades privadas também estão fazendo uso do local, especialmente depois que o teatro do Centro Educacional fechou as portas por conta de uma interdição e ameaça de desabar.
FILME VELHO
Os nossos intrépidos vereadores abraçaram o governo municipal de forma a não ver o que de errado ocorre. É uma escolha perigosa. Isso já foi visto no governo anterior e passados quatro anos o resultado foi uma mudança radical na composição legislativa. Ou seja, muitos dos atuais parlamentares, a seguir nessa toada, certamente não voltam em 2020.
QUEM?
A edição 672 da Imprensa Oficial trouxe a publicação de um decreto assinado pelo prefeito que nomeia duas secretárias municipais para cuidar das contas bancárias do Fundo Municipal de Saúde. O que causou estranheza é que no citado documento aparece como secretária da Saúde a senhora Grazielle Cristina dos Santos Bertolini. No site oficial da Prefeitura, quem aparece como secretário da Saúde é Ocimar Antônio Bresaneli. Afinal, quem é o titular da pasta?
MESÁRIOS
Para que seja possível a realização das eleições do dia 7 de outubro de 2018, cerca de 450 mil mesários atuarão no Estado de São Paulo. A eles cabe identificar os eleitores no momento da votação, resolver as dificuldades ou dúvidas ocasionais e permitir que o eleitor possa exercer seu direito com liberdade e segurança. Entre os mesários, há aqueles convocados pela Justiça Eleitoral e os que, antes dessa convocação, foram voluntários. Nas eleições para prefeito e vereador de 2016, dos 390.085 mesários do Estado, 124.827 (32%) eram voluntários.
ATENDIMENTO (I)
A Prefeitura de Bragança, numa demonstração inequívoca de que se preocupa com o cidadão, fez valer a força da lei e determinou que as agências bancárias da cidade atendam os clientes em até 15 minutos nos dias normais e até 30 minutos em vésperas de feriado prolongado e também em dias de pagamento de funcionários públicos e de impostos.
ATENDIMENTO (II)
Em Mairiporã a lei existe desde 2005, de autoria do vereador Valdecir Bueno, e sancionada pelo prefeito que hoje é o mesmo ocupante do Palácio Tibiriçá: Aiacyda. A diferença é que em Bragança existe vontade política, em Mairiporã não existe nada, muito menos vontade. Por essa simples razão, as agências bancárias em Mairiporã tratam os clientes como se estivessem fazendo um favor a eles.